A teoria kleiniana fundamenta-se a partir da infância mais primitiva, das fantasias inconscientes, que se fazem presentes logo após o nascimento do bebê e do seu primeiro contato com o mundo externo, bem como na teoria do caráter inato no qual desenvolve-se a personalidade através das pulsões de vida e de morte, em ...
A identificação projetiva pode ser compreendida como uma fantasia inconsciente entre analista e analisando, podendo ter um caráter mais agressivo e expulsivo, portanto defensivo, ou um caráter mais comunicativo, sendo que os mecanismos de cisão e projeção, em intensidades diversas, estão sempre implicados.
O luto é um processo lento e doloroso, que tem como características uma tristeza profunda, afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre o objeto perdido, a perda de interesse no mundo externo e a incapacidade de substituição com a adoção de um novo objeto de amor (FREUD, 1915).
Luto vem do Latim “lucto” e significa um sentimento profundo de tristeza e pesar pela morte de alguém para a psicologia o luto está ligado aos processos que envolvem perdas em diversos contextos e podem ser muito mais abrangentes, porém vamos focar na definição geral da palavra relacionada à morte.
por Hagman, 1996) o luto é visto como um processo mental no qual o equilíbrio físico é restabelecido após a perda de um ente querido, sendo uma resposta mental a qualquer perda significativa e a mais comum a dor que, normalmente é acompanhada pela perda de interesse em relação ao mundo exterior, preocupação com as ...
Luto é o processo que se inicia com uma perda. Ele segue até sua elaboração, quando o indivíduo enlutado volta, novamente, ao mundo externo. Trata-se de um período de recolhimento. Uma experiência emocional profunda e individual que se define pela capacidade de lidar com essas perdas.
O luto simbólico ou o luto em vida, pelas mortes simbólicas ou pelas mortes significativas. É o mesmo luto da morte.
Esteja atento(a) e vivencie todas as fases Por isso é importante ficar atento! Se depois de passado um tempo significativo, a pessoa ainda se sente presa naquela tristeza, na falta que a pessoa faz, isso pode indicar que esse luto está se transformando em uma depressão.
Estágio da depressão Esse estágio não é configurado pela patologia da depressão, pois o luto não é depressão. O quarto estágio é o momento em que o indivíduo sente tristeza e percebe que a sua situação não irá mudar. Sendo assim, quanto mais importante for a pessoa falecida maior será o impacto na vida da pessoa.
Estar de luto : a) estar desgostoso ou triste; b) trajar-se de luto, em sinal de tristeza pela morte de alguém, segundo as convenções sociais. Pôr luto : vestir-se de luto, após a morte de alguém.