Enquanto a liderança adequada ajuda a engajar e motivar pessoas, a cultura organizacional cria a base sustentável para que o engajamento perdure e resulte em aumento de produtividade, o que beneficia tanto gestores quanto colaboradores.
Unir recursos humanos e liderança é uma estratégia importante para promover melhores resultados no negócio. O RH pode auxiliar os líderes na maximização de potencialidades e na construção de estratégias mais efetivas para a gestão de equipes e para a otimização do fluxo de trabalho.
Liderança e poder estão intimamente ligados. O poder é passível de contestação caso a liderança não o exerça de forma palpável diante da cultura organizacional. O universo motivacional do sujeito envolve crenças, valores e orientações para objetivo que sustentam suas ações nas interações com outras pessoas.
Liderar a si próprio é a sua capacidade de olhar para dentro e entender “opa, isso aqui não tá muito bom não” e “nossa, mando bem nisso e nem sabia, que massa!”. É ter controle das suas emoções e atitudes, entender o contexto do qual você faz parte e como você escolhe se comportar.
O autoconhecimento amplia a nossa capacidade e o entendimento sobre quem somos e sobre quem lideramos. Com essa visão aguçada, podemos estimular o potencial dos nossos colaboradores e maximizar os resultados da empresa.
Promover o autoconhecimento requer responder, de forma sincera, questionamentos a respeito de si próprio e que te levem a refletir sobre suas respostas. Além de também ser necessário saber ouvir e interpretar sinais e feedbacks de terceiros.