Fontes renováveis são aquelas consideradas energia limpa, que se renova naturalmente no meio ambiente. Ex: solar, eólica, maremotriz e geotérmica.
Agora, você deve estar se perguntando qual é a principal fonte de energia que “inicia” o ciclo no nosso planeta. E a resposta é: o sol é a principal fonte de energia.
Porém, é preciso descontar a parte consumida da respiração (R). Ao realizar essa operação, temos a produtividade primária líquida (PPL), representada pela seguinte equação:
A matéria é definida como biomassa, ou seja, o corpo dos seres vivos e do que eles são feitos. É comum que os ecossistemas tenham maior biomassa na base (os produtores) e que ela vá diminuindo à medida que se avança nos níveis tróficos.
Inclusive, esses 10% podem ser menores nos herbívoros devido à baixa digestão da celulose. E podem ser maiores nos carnívoros devido à melhor digestão e absorção dos alimentos.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
O retângulo da base representa os produtores, o acima da base mostra os consumidores. Quanto mais acima, maior o grau (primário, secundário, terciário)… Os decompositores não são representados.
Como você viu anteriormente, estamos sempre falando da energia que é obtida pelo alimento. E este alimento sempre está relacionado aos seres vivos, logo, trata-se de matéria orgânica.
Isso é feito por meio da fotossíntese nas plantas ou quimiossíntese nas bactérias. São seres autotróficos.
Por incrível que pareça, a fotossíntese usa somente cerca de 1 a 2% da energia luminosa que chega a um ecossistema. Isso é o suficiente para fornecer toneladas de matéria orgânica ao longo do ano!
Eles são peça chave para que o ecossistema seja autossuficiente. São eles que fecham o ciclo de transformação da matéria orgânica de volta para inorgânica, podendo recomeçar com os produtores.
É por isso que, no ecossistema, existe uma forte relação entre espaço físico, fluxo de energia, comunidades de seres vivos existentes e fatores climáticos e ambientais disponíveis. Agora, vamos entender como se dá essas relações.
Porém, quando o último nível trófico morre, os decompositores o transformam em matéria inorgânica. Para “reiniciar” o ciclo, é preciso que algo seja capaz de transformar matéria inorgânica em orgânica.
A pirâmide que representa a quantidade de energia sempre terá a base maior e vai diminuindo à medida que avança, como já dissemos. Já a pirâmide de matéria ou biomassa tende a ser assim, mas há casos em que o meio pode ser maior que a base!
Os compostos orgânicos obtidos na fotossíntese são usados pela planta como energia para o metabolismo, como eliminar gás carbônico e água. Assim, somente um pouco dela fica retida na planta (caule, folhas, frutos) e serve de alimento para os herbívoros.
Conferem autonomia energética a um país, uma vez que a sua utilização não depende da importação de combustíveis fósseis.
Energia geotérmica: é o aproveitamento do calor do interior da Terra. O calor da Terra é transformado em eletricidade, nas usinas geotérmicas ou geotermais.
Este caminho é feito de modo unidirecional e isso significa que a energia flui em mão única. Basta lembrarmos que o alimento energético segue a ordem:
Ecossistema é o nome dado à interação entre os seres vivos (elementos bióticos) e não vivos (elementos abióticos, como os minerais e a luz) que compõem o meio ambiente. Ele também é chamado de sistema ecológico.
Energia eólica: é gerada pela ação do vento. A força dos ventos movimenta turbinas de aerogeradores, que, por sua vez, fazem com que a energia mecânica seja convertida em energia elétrica.
Já a produtividade secundária é aquela que se refere à quantidade de matéria orgânica, bruta ou líquida, acumulada pelos consumidores. Em certas regiões, a produtividade é alta, como por exemplo, nas regiões costeiras e estuários.
As relações ecológicas, aquelas que os seres estabelecem entre si, podem ser harmônicas ou desarmônicas. Tudo depende se causam ou não prejuízo para algum dos envolvidos.
Seres autótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, aproveitando a luz solar, através da fotossíntese. ... Exemplos de seres autotróficos são as plantas, as algas e as cianobactérias.
Resposta. São os produtores, ou seres fotossintetizantes. As plantas são capazes de produzir seu alimento utilizando a energia luminosa e convertendo-a em energia química (para formar a molécula de glicose).
A água é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais, pois faz parte da composição do plasma sanguíneo. Além de levar nutrientes para as células, a água proporciona a eliminação de substâncias para fora do corpo.
A água é um elemento essencial para a manutenção da vida: cerca de 80% do nosso organismo é composto por água; ela é responsável pelo transporte de nutrientes em nosso organismo; é um regulador de temperatura corporal; auxilia na eliminação de substâncias tóxicas durante o metabolismo; participa de todas as reações ...
Saiba mais! Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.
Manter a hidratação adequada do nosso corpo permite o funcionamento da imunoglobulina IgA (presente principalmente na saliva), que é um anticorpo importante para a defesa imunológica contra infecções.
A hidratação correta, principalmente durante a prática esportiva, é essencial para um bom desempenho. Ela mantém o corpo saudável, evita lesões e doenças mais graves.
O processo de hidratação De acordo com o American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina Esportiva) a recomendação para ingestão de líquidos antes, durante e após exercícios físicos visa prevenir a desidratação, que prejudica o funcionamento normal do organismo e do rendimento físico.