A superfície articular lateral é o capítulo, levemente convexo. A ulna é o osso mais longo do antebraço, articulando-se com o úmero no cotovelo, com o rádio e com os ossos do carpo no punho.Com o braço em posição anatômica, a ulna localiza-se medialmente.
O processo estilóide do rádio é facilmente identificado na face lateral da extremidade distal, enquanto na face medial nota-se a presença da incisura ulnar que recebe a cabeça da ulna. ... O processo estilóide do rádio é palpável ao nível do punho, lateralmente.
Existe uma estrutura muito importante para a estabilização da articulação entre o rádio e a ulna (Complexo da fibrocartilagem triangular) que está inserida na base da estiloide da ulna, em um local conhecido como fóvea, e portanto, dependendo do tamanho do fragmento da estiloide ulnar fraturado, ou do local onde ...
O processo (apófise) condilar é uma extrusão óssea posterior ao processo (apófise) coronoide, que forma o componente ósseo inferior da articulação temporomandibular, juntamente com o osso temporal.
Nos vertebrados, a mandíbula é o componente móvel (se movimenta nos três planos: sagital, frontal e transversal) do crânio que forma a parte inferior da cabeça. Em zoologia, por vezes, usa-se a palavra maxilar (por exemplo, maxilar inferior, nos mamíferos) para designar também a mandíbula.