- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.
A cenoura, conhecida cientificamente como Daucus carota L, é uma hortaliça que tem a raiz como sua principal parte comestível. Apreciada para o consumo in natura, crua ou cozida, é um alimento utilizado também no preparo de saladas, sopas, sucos, aperitivos, conservas, bolos e massas, entre outros.
Os primeiros registros da hortaliça apontam os arredores do Afeganistão, na Ásia Central, como centro de origem da cenoura. Há dois mil anos, as raízes das variedades orientais eram roxas, vermelhas ou amarelas. A cenoura caminhou pela Arábia e pelo norte da África até chegar à península Ibérica por volta do século X.
A cenoura é uma raiz rica em vitamina A, além de conter sais minerais como fósforo, cloro, potássio, cálcio, sódio; carboidratos, vitaminas do complexo B e betacaroteno, substância que lhe confere a cor laranja-avermelhada. O betacaroteno é bom para a saúde dos olhos e da pele.
A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de vitamina A (β-caroteno), que é uma vitamina importantíssima para o ser humano.
Lista de alimentos ricos em vitamina A
– falta de vitamina A Pode causar ulcerações nas córneas ou ceratoconjuntivite, podendo evoluir para necroses. Presentes em alimentos como beterraba, cenoura, batata-doce e couve, a falta desta vitamina também pode contribuir para a queda de cabelo, unhas quebradiças, pele seca e cegueira noturna.
A vitamina A atua na parte química das ações dos receptores em forma de bastonetes e compromete a adaptação da visão em ambientes de penumbra. Para diagnosticar a doença é preciso fazer um exame de fundo de olho para avaliação da retina, já que a catarata, por exemplo, provoca sintomas parecidos.
A vitamina A na forma de retinol é encontrada em alimentos de origem animal como vísceras, especialmente o fígado, gemas de ovos e leite integral e seus derivados, manteiga e queijo....Fontes de vitamina A.