EQST

O Que Doença De Takayasu?

O que é doença de Takayasu?

A arterite de Takayasu causa inflamação crônica dos vasos sanguíneos, principalmente da aorta (a artéria conectada diretamente ao coração), das artérias que se ramificam a partir da aorta e das artérias pulmonares.

O que é uma arterite?

A Arterite de Takayasu é uma vasculite (inflamação da parede dos vasos sanguíneos) crônica que afeta a maior artéria do corpo humano, a aorta, e seus ramos primários. A palavra “arterite” significa inflamação em artéria, não devendo ser confundida com “artrite”, que quer dizer inflamação em articulação.

Quais as manifestações clínicas das vasculites de acordo com o tamanho do calibre do vaso acometido?

Quais são as manifestações clínicas dos pacientes com Vasculites Sistêmicas? Pacientes com Vasculites Sistêmicas apresentam, dentro de um período de dias ou semanas, alguns sintomas gerais como febre, cansaço e artralgias. Podem apresentar também sintomas que vão variar de acordo com o órgão (e tipo de vaso) acometido.

Como diagnosticar vasculite?

O diagnóstico da vasculite é feito pelo angiologista ou reumatologista e será feito após a analise do histórico de doenças da pessoa, e em alguns casos pode ser solicitado exames laboratoriais como, detecção de anticorpos anti-citoplasma (ANCA) que são anticorpos que atacam o citoplasma, exame de urina, eletrólitos, ...

Quais são os tipos de vasculites?

Das vasculites mais conhecidas podemos citar:

  • Arterite temporal.
  • Arterite de Takayasu.
  • Poliarterite nodosa.
  • Síndrome de Kawasaki.
  • Granulomatose de Wegener.
  • Síndrome de Churg-Strauss.
  • Púrpura de Henoch-Schönlein.
  • Doença de Behçet.

Qual exame detecta Crioglobulinemia?

Diagnóstico. Um exame de sangue com globulinas que formam imunocomplexos quando expostos a temperatura menor que 36oC e com clínica sugestiva é suficiente para o diagnóstico de crioglobulinemia. Em caso de dúvidas pode-se fazer uma biópsia dos órgãos afetados.

O que é exame de Crioglobulina?

Interpretação: Exame útil no diagnóstico e caracterização de crioglobulinemias. Estas ocorrem de forma idiopática, em doenças linfoproliferativas, doenças infecciosas agudas ou crônicas, em doenças auto-imunes como o lupus, no mieloma múltiplo, na macroglobulinemia de Waldenstron, e em certos tumores.

O que é vasculite inflamatória?

​​​​​​Vasculite As vasculites sistêmicas são um grupo heterogêneo de doenças de etiologia autoimune caracterizadas pela inflamação da parede dos vasos. Neste contexto, podem ser acometidos vasos de calibre variados, tais como veias, artérias, capilares ou ambos.

O que é vasculite na pele?

Vasculite cutânea se refere à vasculite que afeta os vasos pequenos e médios na pele e tecido subcutâneo, mas não os órgãos internos. A vasculite cutânea pode se limitar à pele ou pode ser um componente de alguma vascuite sistêmica primária ou secundária. Púrpura, petéquias ou úlceras podem se desenvolver.

O que é vasculite alérgica?

A vasculite leucocitoclástica, também conhecida como vasculite de hipersensibilidade ou vasculite de pequenos vasos, corresponde à inflamação de vasos sanguíneos que pode acontecer como consequência de inflamações, infecções ou doenças autoimunes, levando ao aparecimento de manchas vermelhas principalmente nas pernas, ...

Qual especialista para tratamento de vasculite?

Como os sintomas podem acontecer em outros tipos de doenças, como infecções, as vasculites são doenças de difícil diagnóstico. O especialista nestas doenças é o médico reumatologista. Existem vários exames que podem ajudar no diagnóstico: VHS e PCR: quando aumentados podem indicar que uma inflamação está acontecendo.

O que é vasculite Leucocitoclastica?

A vasculite leucocitoclástica, também conhecida como vasculite de hipersensibilidade, é uma vasculi- te de pequenos vasos que acomete principalmente as vênulas, através da deposição de imunocomplexos, cuja análise histopatológica é característica.