Manifestação artística que utiliza o corpo para produzir movimentos ritmados. A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas.
4 etapas para trabalhar danças na Educação Física
A dança na escola vem associada a estilos que exigem uma técnica corporal com movimentos codificados, os quais requerem um ensino pautado em movimentos certos ou errados, dentro de um padrão técnico imposto pelo professor, como o balé clássico, o sapateado e outros.
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
O que é Dança: O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito.
Dançar é uma atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente e, não demanda nada mais do que tempo e disposição. ... - Aumenta a frequência cardíaca, ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e para os músculos. - Aumenta a frequência respiratória.
A dança clássica, também conhecida como ballet, é um tipo de dança que reúne uma série de técnicas e movimentos específicos. ... Esta dança surgiu durante o Renascimento, na altura em que os casamentos e os eventos aristocráticos eram celebrados com bailarinos da corte, os quais mostravam as suas destrezas.
De acordo com uma pesquisa, dançar era a forma com que nossos parentes Neandertais se comunicavam e criavam laços de amizade durante tempos difíceis. ... Além de tudo, aqueles que eram mais coordenados ritmicamente possuíam chances maiores de sobreviver – logo, teriam uma vantagem evolucionária.
Além disso, oxigena o sangue, nos exercitamos e nos divertimos. Como se tudo isso não bastasse, a dança melhora a flexibilidade e evita a dor nas extremidades, além de diminuir os níveis de colesterol e fortalecer as atividades pulmonares e cardíacas.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Benefícios da dança para o corpo
A tonificação dos músculos é outro dos benefícios da zumba que chama a atenção. Através deste exercício, você consegue fortalecer e tonificar a musculatura das pernas, braços, glúteos e abdômen, ao mesmo tempo. Além disso, é possível sentir uma grande melhora da resistência e do condicionamento físico.
Para alcançar bons resultados. O número de aulas de Zumba a ser realizado na semana é ilimitado, ou seja, a aluna pode fazer todos os dias, se assim desejar. “Se a pessoa for realizar somente a Zumba, recomendamos uma frequência mínima de três vezes na semana”, explica a professora Caroline.
Calorias em 30 minutos: 236 cal.
Para perder peso por exemplo, as duas são indicadas, mas a zumba consegue fazer uma queima de calorias bem superior a caminhada. Além disso, a zumba é uma atividade mais completa, onde em apenas uma aula, é possível tanto perder calorias, como tonificar os músculos, e tem ganho de massa muscular.
“Como é uma mistura, em uma aula de zumba podemos trabalhar grupamentos diferentes do corpo, tendo assim baixo risco de lesões e fadiga muscular, além de alto gasto calórico”, afirma. É possível queimar até 1.
Quem busca o emagrecimento pode sim praticar o exercício diário com treinos aeróbicos, mas é bom tomar cuidado com os exageros: se o ritmo for esse, 30 minutos por dia é o recomendado pelos especialistas.
Veja 10 tipos de dança que ajudam a perder peso
Quer emagrecer se divertindo? Veja 7 danças que ajudam a perder peso