O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
Sua origem é francesa, a partir das contradanças de salão do século XVII. A dança em par em uma sequência coreografada e interativa chegou ao Brasil no século XIX e foi adaptada até ter o formato que tem hoje, de alegres quadrilhas de festas juninas!
Apesar de hoje estar embasado num forte teor cristão, a origem das festas juninas é pagã. No mês de junho é o final da primavera e começo do verão no hemisfério norte, e o dia 24 é o solstício de verão nesse hemisfério. Era essa a ocasião em que os povos promoviam festas para pedir fartura nas colheitas.
Estas festas são as comemorações, como o próprio nome já diz, realizadas durante o mês de junho em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro - os santos mais populares do Brasil. ... Elas são mais velhas que Jesus Cristo e estão ligadas ao solstício de verão, que ocorre no hemisfério Norte durante o mês de junho.
A cidade paraibana, dona de uma das principais festas do País, adiou o evento para outubro, em vez de cancelar, como ocorreu em outros municípios que tradicionalmente realizam festejos em junho. ...
As Festas Juninas acontecem durante todo o mês de junho e comemoram Santo Antônio, São João e São Pedro, celebrados nas seguintes datas: domingo 13 junho 2021 (Santo Antônio), quinta-feira 24 junho 2021 (São João) e terça-feira 29 junho 2021 (São Pedro)
Neste ano a opção para celebrar a data, será realizar um São João Itinerante, com apresentações de forró pé de serra pelas ruas, tendo como objetivo levar animação e alegria para a casa das pessoas. A prefeitura também tem incentivado e divulgado as lives dos artistas da cidade.
São João 2021 de Campina Grande: a três meses de junho, prefeitura ainda avalia como realizar festa.
O São João 2021 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que já não ocorreu em 2020, poderá ser cancelado em 2021. A decisão ainda não foi tomada, já que depende de variáveis como a disponibilidade de vacinas contra a covid-19 e a situação da pandemia no meio deste ano.
29 de Junho — Dia de São Pedro.
Depois da prefeitura de Salvador anunciar a suspensão do carnaval deste ano, o secretário estadual de Turismo (Setur), Fausto Franco, disse ontem que o São João de 2021 também deve ser cancelado por causa da pandemia.
Carnaval e São João na Bahia só devem acontecer a partir de 2022, reconhece Franco. O secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, não vê possibilidade de realização de festas tradicionais na Bahia, como o São João, o Carnaval e as festas de largo em 2021.
Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) sugere que os festejos de São João, cancelados em muitas cidades do Nordeste devido à pandemia do novo coronavírus, sejam comemorados entre os dias 10 e 12 de dezembro.
Programação São João Bahia – Festa Privadas e Interior
Conheça as festas de São João mais procuradas da Bahia
Caruaru e Campina Grande realizam as maiores festas juninas do Brasil, cada uma delas durando 30 dias.
Escolha um ambiente para compartilhamento do registro e, se sentir adequado organize uma roda de conversa virtual com os estudantes para conversarem sobre a atividade. Peça que os estudantes escrevam um correio elegante virtual para um de seus colegas e envie ao cerimonialista escolhido pela turma.
Entre no clima com música. As festas juninas mais modernas reúnem músicas de todos os gêneros, mas xote, baião, forró e sertanejo raiz ainda são os mais emblemáticos. As tradicionais quadrilhas também devem ser executadas sem parar. O importante é criar um clima alegre e que permita a todos dançarem, se quiserem.
Faça de cada cômodo da casa uma extensão da sua festa. Deixe, ao menos nesse dia, as crianças correrem (com cuidado, claro) e se divertirem. Uma boa dica é reunir a família e os amigos pelos aplicativos gratuitos de videoconferência, como o Zoom. Combinem com antecedência de cada um organizar a própria festa em casa.
Mostre o significado das tradições. Quando você for trabalhar com os alunos as tradições juninas, como as fogueiras, os balões, os fogos de artifício, as danças e as comidas típicas, é importante explicar o significado de cada uma delas. Elas não estão presentes nas festas do país todo por acaso.
A festa junina é um evento cultural por excelência, pois carrega influências de povos variados, destaca o folclore e os costumes da zona rural do nosso país e traz comidas e trajes típicos. Além disso, são realizadas muitas brincadeiras, algo muito pertinente na realidade da Educação Infantil.
Vamos lá!
O estudo por trás da festa junina pode ser trabalhado de várias maneiras e em diversas disciplinas — como Arte, Educação Física, Ensino Religioso, História e Literatura — com o objetivo de desenvolver as competências do aluno.
Objetivos: Conhecer as origens, as diferentes culturas e as características das festas juninas. Valorização das tradições culturais e respeito ao trabalho do homem do campo. Ambiente urbano e ambiente rural.
As comidas de festa junina são tudo de bom, não é mesmo? Bolo, cachorro quente, quentão, maçã do amor, pamonha…...E falando em comidas, chegou a hora de conferir os pratos típicos da região:
As Festas Juninas são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Os três santos populares lembrados são: Santo Antônio, São Pedro e São João. Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro.
A festa juninas são tipicamente da Região Nordeste. A indumentária tradicional para os homens é o matuto, camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos e chapéu de palha; para as mulheres o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha, com jeitinho de caipira.
As festas juninas têm em suas raízes a mistura de elementos das tradições pagãs romano-germânicas e cristãs. No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês.
A tradição começou no Velho Continente, ainda na Idade Média, com a celebração pagã do solstício de verão no hemisfério norte, quando as pessoas se reuniam para pedir por fartura nas colheitas. ...