ondas de rádio
400nm
O que chamamos de luz visível (ou luz branca) corresponde a uma estreita faixa do espectro da radiação solar cujo comprimento de onda situa-se entre 400 e 700nm, cujos comprimentos nos possibilitam enxergar em cores.
A luz branca que percebemos vinda do Sol, por exemplo, é a combinação de todas as sete cores do espectro visível....Cor e frequência.
Para isso, basta que a luz incida sobre um prisma, para vermos que a luz é decomposta em diversas cores. O mesmo fato acontece na formação do arco-íris. Esse fenômeno de decomposição da luz branca é explicado pela refração, que ocorre quando a luz toca a superfície do prisma e forma as cores de luz.
O índice de refração não é único para todas as cores que compõem o espectro da luz visível. Observa-se que a luz de menor frequência se propaga com maior velocidade quando comparada à luz de maior frequência. A luz vermelha é mais rápida que a luz violeta, quando elas se propagam em meios materiais.
Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro eletromagnético cuja radiação é composta por fótons capazes de sensibilizar o olho humano de uma pessoa normal. ... Para cada comprimento de onda pertencente à faixa de luz visível encontra-se associada a percepção de uma cor.
Significado de Espectro substantivo masculino Imagem incorpórea de alguém falecido; fantasma. ... [Figurado] Pessoa esguia, magra e pálida: é um verdadeiro espectro.
Uma cor do espectro é uma cor que tem um único comprimento de onda de luz no espectro visível ou que tem uma banda de comprimentos de onda relativamente próximos. Todo o comprimento de onda da luz é percepcionado como uma cor espectral, num espectro contínuo.
Como todas as demais ondas eletromagnéticas, as ondas de rádio podem propagar-se pelo vácuo na velocidade da luz, podendo ser usadas para transportar uma grande quantidade de informações para antenas de rádio, televisão, GPS, telefonia móvel e outros.
As ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética conhecido como ondas hertzianas com frequência entre 100 Hz a 109 Hz. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O que diferencia essas ondas eletromagnéticas são os comprimentos e as frequências delas.
O uso mais conhecido das ondas de rádio é enviar imagens, áudio e texto na forma de sinais – o longo comprimento de onda do rádio permite contornar obstáculos e percorrer longas distâncias, ao contrário da luz visível e outras radiações de frequência mais alta.
As emissoras transmitem seus sinais por meio de ondas eletromagnéticas, que são oscilações em fase de campos elétricos e magnéticos. ... Em 1888, o físico alemão Heinrich Hertz (1857-1894) produziu ondas eletromagnéticas a partir de um oscilador, comprovando as ideias de Maxwell.