A densidade do solo, densidade aparente ou densidade global, é uma propriedade física muito utilizada para avaliar a estrutura do solo e corresponde à massa de solo seco por unidade de volume de solo, expressa em g/cm³.
A densidade aparente do material é calculada usando a seguinte fórmula: D = M / V, em que: D: Densidade aparente (g/l) M: Peso do recipiente cheio (g) V: Volume do recipiente (l), por exemplo, um litro, como no caso descrito acima. O valor apresentado na escala está em g/l, para passar para kg/m3 multiplicar por 1,000.
A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância.
Por definição, entende-se como densidade das partículas a relação existente entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado por esta fração sólida. Nos solos, seus valores variam, em média, entre os limites de 2,3 e 2,9 g. cm-3.
Tabela de massas específicas
Essa densidade se refere a água em uma temperatura ambiente, ou seja, cerca de 20°C. Ela chega a atingir 1,000 g/cm³, sua maior densidade, quando está a aproximadamente 4°C./span>
grama por centímetro cúbico
🔸A prata 925 apresenta 92,5 % de prata e 7,5 % de cobre, a prata 950 possui uma quantidade menor de cobre a liga dela é de 95% de prata e 5% de cobre. ... Já as nossas correntes são em prata 925, essa liga é ideal para esse tipo de produção por apresentar a maior rigidez./span>
Essas madeiras (o pau-brasil e as seis citadas) apresentam densidade próxima ou maior que 1 g por cm3. A densidade está diretamente relacionada à quantidade de celulose presente na madeira, e seu valor máximo é de 1,5 g por cm3 (equivalente à densidade da celulose).
7,298 g/cm3