A despeito de servirem para o aprofundamento dos estudos de geologia e dos fósseis, revelando a evolução da vida na terra, as bacias sedimentares possuem grande importância econômica, visto que os sedimentos acumulados durante milhões de anos, são responsáveis pela presença de recursos orgânicos utilizados como fontes ...
As bacias sedimentares são economicamente importantes, porque são responsáveis pelas fontes de energia fóssil, como carvão mineral e o próprio petróleo.
Atualmente, nove das bacias sedimentares brasileiras (Campos, Espírito Santo, Tucano, Recôncavo, Santos, Sergipe-Alagoas, Potiguar, Ceará e Solimões), totalizando 1.
Bacias Sedimentares são formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativas ou absolutas, que acumulam espessas camadas ou estratificações formadas por rochas sedimentares. ... Esses sedimentos acumulam-se lentamente nas depressões dos oceanos.
As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectônicos que deram forma à superfície da Terra através do tempo geológico. Também servem como importante repositório de recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.
Os fatores endógenos de formação do relevo são as próprias rochas que o formam e que possuem características específicas (constituintes minerais e químicos) e os eventos que ocorrem no interior da crosta terrestre como a movimentação das placas tectônicas e a ocorrência de fenômenos como surgimento de vulcões.