Resposta: O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. Possui talvez o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
Resposta: No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro de sua própria quadra na ordem de rotação (exceto o sacador). ... Após o golpe de saque, os jogadores podem deslocar-se e ocupar qualquer posição na própria quadra e na zona livre.
Pode o jogador da posição 5 estar mais próximo a linha central que o jogador da posição 4 no momento do saque? ( )sim. ( )não. ( )pode dependendo qual a equipe que saca. ( )pode dependendo que o levantador.
os da defesa ,das laterais,os atacantes, os da direita ou os dos fundo
Quanto ao saque: a) No momento em que golpeia a bola ou que salta para efetuar o saque, o sacador pode tocar a linha de ataque (inclusive a linha de fundo) mas não pode pisar fora da zona de saque.
Para executar um saque, o sacador segura a bola com uma mão e com a outra bate nela para a lançar por cima da rede em direção à quadra adversária. Se a bola tocar na quadra do adversário, a equipe marca ponto, mas se a bola for longe e sair da quadra, a equipe adversária faz um novo saque.
Sacadores marcam pontos assim (cada um tem direito a sacar duas bolas): ace vale três pontos; saque com resposta na rede, ou fora, vale dois pontos; saque que o adversário responde na quadra vale um ponto, e erros de saque na rede, ou fora, não marcam ponto.
A manchete é o fundamento mais utilizado para receber o saque adversário, uma vez que as bolas geralmente vem baixo e esse é o movimento que mais se adéqua para a situação.
Saque por baixo no voleibol