O processo neuropsicológico mais importante relacionado com o córtex pré-frontal é a função executiva. ... Planejamento, tomada de decisão, controle inibitório, atenção e memória de trabalho são consideradas funções que podem ser classificadas como funções executivas, com uma ativação predominante do córtex pré-frontal.
O córtex pré-frontal consiste em uma parte do nosso cérebro, localizada no lobo frontal, responsável pela atenção, ou seja, pelo chamado na neurociência fenômeno atencional (PANTANO, Telma. Neurociência aplicada à aprendizagem.
Praticar esportes e atividades físicas O exercício aeróbico, que envolve a respiração, beneficia as capacidades cerebrais, especialmente aquelas baseadas em uma melhor interação entre o lobo frontal e o temporal medial. Ele influencia na memória de trabalho e nas funções executivas.
Para que você consiga exercitar a sua força mental de maneira eficaz, separamos uma lista com cinco exercícios mentais que você pode começar a praticar nesse momento!
O exercício mental é um processo que aumenta o poder do cérebro, habilidade e concentração através da realização de tarefas específicas que são um desafio para o cérebro.
9 formas de parecer mais inteligente do que você realmente é
Confira 6 maneiras de treinar a mente para acelerar seu aprendizado:
Concluiu-se que as pessoas que usam óculos têm cerca de 30% maior probabilidade de serem mais inteligentes. Além disso, os investigadores dizem ainda que as pessoas inteligentes vivem mais anos e têm uma melhor saúde mental.
O estereótipo clássico do nerd que sempre aparece com um par de óculos no rosto pode ter um fundo de verdade comprovado pela ciência. De acordo com um estudo realizado em colaboração com pesquisadores de vários lugares do mundo, pessoas com problemas de visão que usam óculos realmente tendem a ser mais inteligentes.
Segundo as descobertas, pessoas com problemas de visão e utilizam óculos (ou lentes de contato) tendem a ser mais inteligentes; já para indivíduos com boa visão foi encontrada um correlação negativa com a inteligência.
De acordo com o IBGE, cerca de 35 milhões de pessoas —19% da população— têm algum tipo de deficiência visual. O uso de óculos é realidade e faz parte do dia a dia de muitos desses brasileiros e essas condições podem evoluir.
Ele tem um problema que se chama presbiopia que pode aparecer quando a pessoa vai ficando mais velha. Existem vários tipos de problemas de vista, como miopia, quando a pessoa não vê bem de longe, ou hipermetropia quando a pessoa não vê bem de perto, mas ainda é jovem.
O Grau Esférico é representado pela coluna ESF. Ele indica quantos graus de miopia (dificuldade para enxergar de longe) ou hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) você possui. Então, você vai saber o seu tipo de problema pelo sinal. Assim: se tiver um sinal positivo (+), você tem hipermetropia.
A miopia é um dos problemas de visão mais comuns quando o assunto é usar óculos de grau. As pessoas que possuem esse problema apresentam dificuldade para enxergar de longe. Isso acontece porque o globo ocular de quem possui miopia é alongado, mas de uma pessoa normal, o seu globo ocular é linear.
Isso acontece porque após alguns segundos em um ambiente escuro, o tamanho da pupila (o círculo preto que temos no centro da íris) muda de acordo com a entrada da luz em nossos olhos. Isto é, quando existir menos luz no ambiente, a íris (a parte colorida do olho) relaxa e a pupila dilata de modo que receba mais luz.
Visão Monocular: enxergar bem com apenas um dos olhos é considerado deficiência visual. Caracterizada pela capacidade do indivíduo enxergar bem com apenas um dos olhos, a visão monocular é decorrente de diversas doenças oculares. A causa mais comum é o trauma ocular, mais frequente em homens em idade produtiva.