C6H12O6
Na natureza, ela é encontrada em frutas (daí os nomes frutose ou açúcar de frutas), vegetais, cereais e também no mel, em que a concentração desse monossacarídeo corresponde a 42,4% do seu peso.
Ao contrário da intolerância à lactose, que pode ser controlada com a ingestão de cápsulas de enzima e , a intolerância à frutose não tem tratamento. A única forma eliminar os sintomas é alterar a dieta com redução de frutas e outros alimentos que contenham frutose.
Comer uma dieta com baixo teor de açúcar é a melhor defesa contra os sintomas de intolerância à frutose. Evite frutas frescas ou secas e sucos de frutas, vinho branco, refrigerantes, mel, bebidas alcoólicas e qualquer alimento ou bebida que cite como um ingrediente adoçante a frutose.
“Olá Flávia, A lactose pode ser adicionada em algumas cervejas especiais, muito raramente. Algumas Porters e Stouts levam um pouco de lactose em suas receitas para dar um pouco mais de doçura e cremosidade no produto final.
Teste Genético de Intolerância à Lactose - R$130,50 à vista - Labi Exames.
Pode significar sim, pois você ingeriu lactose durante o exame e um dos sintomas da intolerância é a diarreia. Mas o diagnóstico definitivo será dado de acordo com o resultado do exame (ele é normal se ocorrer aumento dos níveis de glicose em mais de 20mg/dl no sangue após a ingestão da lactose) e com avaliação médica.
Algumas mudanças na alimentação ajudam a acabar como incômodo da intolerância à lactose sem precisar excluir os produtos lácteos do cardápio.
Sintomas de intolerância à lactose Imagem: Arte UOL As manifestações têm relação com a persistência do açúcar não absorvido no intestino. A lactose atrai água e eletrólitos, por isso pode causar diarreia. Além disso, ela é fermentada por bactérias que povoam o nosso intestino, provocando gases e ácido lático.
Como aliviar os sintomas da intolerância a lactose
Após o diagnóstico, pode ser necessário parar o consumo de lácteos por um tempo para interrupção dos sintomas e reintroduzi-los gradualmente. É recomendado o consumo de produtos lácteos com baixo teor de lactose nesse processo, como a manteiga, queijos maturados, iogurtes e produtos fermentados.
Ocorre quando o intestino delgado não produz a quantidade suficiente da enzima responsável por digerir o leite (lactase). A lactase é responsável por transformar o açúcar em dois diferentes tipos dele: glicose e galactose, que são absorvidos na corrente sanguínea através do revestimento intestinal.