A higiene genital não tem a finalidade de esterilizar a região que é normalmente colonizada por bactérias, mas sim remover resíduos e o excesso de gordura. Secar a região é fundamental para não aumentar a proliferação bacteriana, fúngica e viral.
2. Objetivos: Proporcionar higiene e conforto ao paciente; • Evitar infecções; • Preparar a paciente para exame ginecológico; • Preparar a paciente para sondagem vesical; • Preparar a paciente para a coleta de urina para exames.
Durante o banho no leito, o paciente está suscetível a infecções, visto que seu corpo está exposto e sendo manipulado pelas mãos dos profissionais, que podem ser veículos de contaminação.
Embora a suposta necessidade de chuveiradas frequentes seja mesmo cultural, o corpo humano precisa de banhos para equilibrar as bactérias presentes no organismo e se livrar das impurezas (inclusive as causadas pela poluição), abrindo os poros e possibilitando que a pele respire.
Comece pelas mãos e vá até as axilas; depois lave o peito e a barriga. Em seguida, seque-o e suba os lençóis de modo que as pernas fiquem descobertas. Utilizando a mesma esponja dos membros superiores, repita o procedimento com os membros inferiores. Inicie pelos pés e suba em direção às coxas.