O carbono é um não metal do 2º período do grupo 14 (família do carbono) da Tabela Periódica. Seu número atômico é 6, ou seja, possui seis prótons em seu núcleo, e seu peso atômico é 12,011 u.
b) 3 carbonos primários, 3 secundários, 1 terciário e 1 quaternário.
Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.
Não metal
Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico designado por "Z", mas que contém diferentes números de massas atômicas, designadas por "A". No caso do Carbono temos os isótopos Carbono 14 (14C) e Carbono 12 (12C).
O Carbono é um elemento não-metálico tetravalente, pertence a família 4A na tabela periódica, exibe o número atômico 6 e massa atômica 12; seu símbolo é a letra C. ... De todas as formas, talvez a mais conhecida e cobiçada seja aquela obtida sob pressões elevadas, quando o carbono se transforma em diamante.
O carbono sob a forma de diamante e grafite é conhecido desde antes de Cristo (Pré-História). Em 1917, foi descoberta por cientistas soviéticos uma terceira modificação cristalina do carbono, a que se deu o nome de carbino. O nome carbono deriva do latim carbo que significa carvão.
1- O carbono é tetravalente Este átomo possui 4 elétrons em sua camada de valência, e, como é um ametal, pode formar ligações covalentes com outros átomos.