O espaçamento entre terças depende, basicamente do tipo de telha utilizada e da resistência dos caibros, gira em torno de 1,50 m nos tramas dos telhados para telhas cerâmicas e varia com o tamanho da telha, nos tramas dos telhados para telhas de fibrocimento.
A função principal das terças é servir de apoio às telhas de cobertura e de elemento estabilizante das peças em que se apoiam. Às terças, apoiam-se transversalmente nas tesouras e reduzem o comprimento de flambagem das mesmas. A ligação das terças nas tesouras pode ser feita com parafusos ou solda.
eucalipto
5 cm x 6 cm
Tamanho do beiral Em casas, recomenda-se adotar 80 cm de beiral. Caso se desejar fazer maior, deve-se atentar a alguns códigos municipais de obras no requisito área construída, que é toda área recoberta por telhado, exceto beirais, até um limite de largura, que pode ser de 1,00 m ou valores em torno.
Multiplique a medida da largura pelo comprimento para obter a metragem quadrada total com beiral do telhado. Se o comprimento medido foi de 9 m, multiplique-o por 6,2 m para obter 55,8 m^2. Essa é a metragem quadrada, incluindo o beiral, do telhado.
O beiral é a parte avançada de um telhado - sua última fileira de telhas. Ela existe para proteger a fachada da queda da água da chuva e não escorra sobre ela. Saiba mais a seguir. Enquanto a função da platibanda é esconder o telhado, formando uma fachada de linhas retas, o beiral protege essa fachada das intempéries.
80 cm
Qual deve ser a altura da Platibanda? Com relação a altura, é necessário que seja de, no mínimo, 80 centímetros, sem uma altura máxima estipulada, sendo que ela preciso cumprir seu principal objetivo que é esconder o telhado.
Como Calcular a Inclinação de um Telhado, Passo a Passo!
Nas edificações residenciais multifamiliares, a platibanda é feita do mesmo material do restante da construção, que em nosso país usualmente consiste em alvenaria de blocos cerâmicos ou de blocos de concreto.
Confira abaixo o passo a passo para fazer uma platibanda corretamente:
O termo arquitectónico platibanda designa uma faixa horizontal (muro ou grade) que emoldura a parte superior de um edifício e que tem a função de esconder o telhado. Podendo ser utilizado em diversos tipos de construção, como casas e igrejas, tornou-se num ornamento característico durante o estilo gótico.
O principal objetivo da platibanda é criar uma fachada de linhas retas favorecendo uma estética limpa muito comum de ser observada na arquitetura moderna, principal responsável pela popularização das platibandas.
Rufos. Os rufos também são utilizados nos telhados embutidos. Eles são metálicos e fixados nos encontros do telhado com as platibandas. Também utilizados rufos tipo pingadeira em cima das platibandas.
Platibanda Altura Geralmente as platibandas devem medir aproximadamente 80 centímetros, mas em tese, as mesmas devem seguir o ângulo de inclinação do telhado.
35% significa que para cada metro na horizontal, o telhado deve subir 0,35m na vertical. Ao calcular a altura, lembre-se de considerar a altura da caixa d'água, caso a mesma esteja sob o telhado: deixe ao menos 0,30 m no ponto mais próximo da tampa, para poder fazer a manutenção.
Para fazer telhado embutido somente mão de obra sai em torno de R$115,m², este valor varia muito de estado.
A madeira maçaranduba é uma das opções bastante escolhida quando se trata de madeiramento para telhado. E existem alguns motivos para isso. Além de ser um tipo de madeira fácil de ser trabalhada, a maçaranduba também pode ser talhada e esculpida com muita facilidade.
Utiliza-se também o mogno e a garapeira, porém, por não serem comuns em nossa região, o preço será mais alto. Em todos os casos, algumas regras são fundamentais: a madeira deverá estar colhida há bastante tempo (no mínimo um ano), deverá estar bem seca, isenta de brancos, carunchos e brocas, sem nós e fendas.