A dentina é recoberta, na coroa, pelo esmalte e na raiz, pelo cemento*. No colo, a junção cemento-esmalte* desenha uma linha sinuosa bem nítida - a linha cervical*. A coroa, assim descrita, é a coroa anatómica*: parte do dente revestida pelo esmalte.
A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
bossa é uma depressão da face vestibular delimitada pela borda incisal e cíngulo. sulcos principais são depressões que separam as cúspides. forame cego é uma saliência de esmalte no terço cervical da face lingual.
Nomenclatura das Faces Faces livres São as faces dos dentes que não mantém contato com outros dentes da mesma arcada. São divididas em vestibular e lingual ou palatina. ○ Vestibular: está voltada para o lábio e bochechas. ○ Lingual ou palatina: está voltada para a língua ou palato.
Face Distal É a face mais distante da linha média e é um pouco arredondada. Face/Borda Cervical É a borda que divide a coroa da raiz. Face/Borda Incisal ou Oclusal É a parte cortante do dente. Sendo que, somente os dentes anteriores (Incisivos e Caninos) apresentam a Face Incisal.
O dente possui 5 faces, FACE MESIAL... - Saúde Oral Ricco | Facebook.
AMEIAS - são os espaços que se ampliam partindo do ponto de contato, no sentido vestibular (ameia vestibular) e no sentido palatino (ameia palatina). Como os PONTOS DE CONTATO proximais são deslocados para vestibular, as AMEIAS PALATINAS são maiores do que as AMEIAS VESTIBULARES.
O sulco principal é curvilíneo e de concavidade voltada para vestibular. Possui uma raiz achatada no sentido mesiodistal. O segundo pré-molar inferior tem a face oclusal circular e pode apresentar variações morfológicas quanto ao número de cúspides.
Possui a função de inserir o dente no tecido ósseo da maxila e da mandíbula e manter a integridade da superfície mastigatória da cavidade oral.
Numa vista vestibular,teremos dois espaços:• Sulco interdental (ou interproximal): é o espaço que parte da área de contato emdireção incisal/ oclusal.
Pois é, eles são constituídos por muitos sulcos. Por vezes, nesses sulcos acabam surgindo pigmentos escurecidos. Por isso, pensamos, eventualmente, que estamos com lesão de cárie. Mas, na verdade, é apenas um selamento biológico, isto é, minerais e corantes que são incorporados à estrutura do dente.
Os sulcos principais são depressões lineares evidentes que separam as cúspides, é um local propício ao desenvolvimento de cáries. Já os sulcos que estão sobre as superfícies internas das cúspide são chamados de sulcos secundários e são menos evidentes, com função de escoamento do alimento.
Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais. Molares inferiores: mais de 92% têm duas raízes e três ou quatro canais.
Primeiro molar apresenta cinco cúspides, sendo três vestibulares e duas linguais.
Molares: Constituem o segundo grupo de dentes posteriores. São formados por doze dentes, três de cada quadrante. São multirradiculares, com face oclusal na coroa com 3, 4 ou mais cúspides. São os que têm a maior superfície de mastigação.
Os molares são os maiores de todos os dentes. Eles têm uma superfície grande e plana com sulcos que permitem mastigar e triturar alimentos. Os adultos têm 12 molares permanentes – seis na mandíbula inferior e superior, e as crianças têm oito molares primários .
Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas.
Embora a maioria só procure o dentista depois de sentir a dor provocada quando o siso rasga a gengiva, especialistas indicam que o melhor período para retirá-lo é entre os 15 e os 18 anos, antes de ele irromper.
Códigos, nomes, e número típico de raízes: 11 21 Incisivo central superior 1. 41 31 Incisivo central inferior 1.