As bobinas dos contactos são especificadas para tensões alternadas de 12, 24, 110, 127, 220, 380 e 440 V. Para as correntes contínuas, as tensões especificadas são de 12, 24, 48, 110, 125 e 220 V. Na foto abaixo temos a foto de um contator comum, para uso industrial.
Braga, o Contator “é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. ... Sendo assim, um Contator controla correntes intensas com duas características principais: alta velocidade de fechamento e abertura dos contatos; grande superfície dos contatos.
O Contator é um dispositivo industrial bastante utilizado em motores elétricos e eletromecânicos com duas funções primordiais: acionamento ou proteção. Ele permite a comutação de correntes elevadas que podem ser acionadas por botões ou controles remotos.
Sua função principal é o seccionamento das 3 fases do sistema trifásico de alimentação permitindo com que o contator atue como um interruptor para o motor elétrico por exemplo. Assim podemos ter o controle da alimentação pelo simples fato do contator ser acionado ou desacionado.
Contactor ou contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensão diferente do circuito de comando, e até conter múltiplas fases.
Contatos que são destinados para serem usados nos próprios comandos são chamados de contatos auxiliares. Eles suportam apenas correntes relativamente baixas, e por isso não podem ser aplicados em circuitos de carga.
Categoria AC1: No caso de cargas puramente resistivas a corrente elétrica do fechamento e da abertura do contator é igual a corrente nominal da carga, visto que não há transitórios, ou seja, a interrupção da corrente neste tipo de carga é fácil devido ao baixo fator indutivo.
Existem dois tipos principais de contatores, cada um com suas funções e aplicações: Os contatores de potência e os contatores auxiliares.
A norma técnica IEC 947-4 estabeleceu as categorias de emprego para a utilização de contatores e, com essas categorias, fica estabelecida a corrente máxima que o contator deve suportar. Estas categorias possuem a denominação AC (Corrente alternada) ou DC (Corrente contínua).
Corrente Nominal de Operação (Ie) Corrente que pode ser interrompida por um dispositivo de manobra, em condições normais de operação. Corrente Térmica ao Ar Livre (Ith) É a máxima corrente utilizada para testes de ensaio da elevação da temperatura ao ar livre, em 8 horas sob carga.
Dentre os principais componentes podemos citar: os eletrodutos, as caixas, os condutores elétricos, os dispositivos de proteção (disjuntores) e dispositivos de comando (interruptores), tomadas de corrente etc.
K) Esquema Funcional: Neste diagrama, todos os condutores estão representados. Não é levada em conta a posição construtiva e a conexão mecânica entre as partes. O sistema é subdividido de acordo com os circuitos de correntes existentes.