A argila possui componentes minerais como ferro, magnésio, cal, alumínio, cálcio, sódio, potássio, sílica e titânio.
minerais de argila são sedimentos de origem detrítica. São formados em consequência da meteorização física (também podem resultar da meteorização química). Ex.: feldespatos, micas. As principais propriedades das argilas são: a dureza, a coesão, o cheiro, é untosa, a plasticidade, a permeabilidade e fica em suspensão.
Como dito anteriormente, a argila tem vários benefícios para a estética. Ela ajuda a suavizar, amaciar, tirar manchas de espinhas, esfoliar, afinar, clarear e restaurar os tecidos da pele. Algumas argilas possuem a propriedade de acelerar a cicatrização de ferimentos, suaviza estrias e ajuda a aliviar o estresse.
Com ampla aplicação industrial, a argila é usada principalmente na fabricação de revestimentos cerâmicos, louças, utensílios domésticos e de decoração, mas seu uso vem se ampliando cada vez mais para tratamentos estéticos e medicinais, sendo descobertos a cada dia novos benefícios da argila.
Ambas são perfeitas para absorver a oleosidade, limpar e desobstruir os poros. A diferença entre elas é que a verde possui ação adstringente, secativa e cicatrizante, agindo diretamente nas espinhas que já estão formadas. Enquanto a vermelha funciona melhor para renovar a pele depois que as acnes vão embora.
A argila amarela é um elemento catalisador para formação de colágeno da pele e para aumentar a elasticidade, reduzindo as rugas. Dessa forma, ela combate e retarda o envelhecimento da pele.
O maior benefício da máscara de argila amarela é mesmo o seu efeito rejuvenescedor, graças ao silício presente em sua composição. ... A argila amarela é um elemento catalisador para formação de colágeno da pele, aumentando a elasticidade e melhorando o aspecto das rugas.
Argila cinza - é usada em peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. Argila preta - é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica.
Benefícios do uso da Argila Cinza
Como usar a argila cinza
A argila verde apresenta pH neutro, grande função absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. Ela é indicada para peles oleosas e acneicas e para a fabricação de produtos destinados ao tratamento de cabelos oleosos.
Dependendo do tipo, ela é perfeita para deixar a pele mais hidratada, luminosa, purificada, diminuir a aparência dos poros dilatados e controlar a oleosidade. A argila verde, em especial, ajuda no tratamento das peles oleosas, acneicas, mistas e normais.
Finalize com creme hidratante Um passo importante e que não deve ser esquecido é proteger a pele depois que remover a argila verde. Como a máscara absorve oleosidade, a pele do rosto pode ficar com uma sensação repuxada e levemente sensível.
Se você usar a argila verde, vai sentir a pele repuxar e pinicar: isso é normal. Retire com água assim que secar. Você vai notar que a pele ficou vermelha, uma vez que a argila ativa a circulação.
Use um gel de limpeza específico para o seu tipo de pele, de preferência que limpe em profundidade sem ressecar. Depois de lavar o rosto, seque-o suavemente com uma toalha. Então, abra a embalagem da máscara e desdobre-a com cuidado para não rasgar. Agora é hora de aplicar a sua sheet mask!
Todas as máscaras precisam ser aplicadas após higienização. Caso contrário, você só estaria empurrando as impurezas de volta para a pele. “Aplique um bom sabonete, esfolie a pele, tonifique e hidrate, de preferência com um produto que seja da mesma linha para ação complementar”, explica a especialista.
É normal a pele ficar avermelhada após a finalização da limpeza de pele com argila - se preferir, finalize com um hidratante para aliviar o ardor e a vermelhidão. A máscara pode ser feita a cada duas semanas. Já os produtos a base de argilas, como sabonetes, podem ser usados diariamente.
Ou seja, nada de esfoliar a pele antes de aplicar a argila ou usar um adstringente punk: retire a maquiagem (caso você esteja usando) com um demaquilante e depois leve-a apenas com um sabonete suave. Se você não tem um sabonete suave, shampoo de bebê ou sabonete de bebê (líquido) serve.
>> Como preparar e aplicar a máscara de argila Aplique no rosto limpo (você pode lavá-lo com sabonete suave e depois enxaguá-lo com um pouco de chá de camomila frio) e deixe agir pelo tempo necessário – 15 minutos para uma limpeza suave e até 30 minutos se a intenção é tratar cravos e espinhas.
Você mistura a argila com alguma coisa até ela virar uma pastinha. Esse 'alguma coisa' pode ser água mineral, água termal e pode incluir também algumas gotinhas de óleos essenciais.
Para elas o uso da argila branca pode ajuda a clarear a região, diminuindo o desconforto. Preparo e aplicação: misture em um pote de vidro uma colher de sopa de argila branca, duas colheres de sopa de água e três gotas de óleo essencial de laranja. Misture todos os ingredientes e aplique na região. Espere secar e lave.
A freqüência do uso da máscara de argila, segundo Beatriz, depende do tipo de pele. "Quem tem pele seca não deve usar mais de duas vezes por semana. No caso das peles oleosas, pode ser usada em dias alternados", explica. A mais usada é a verde, mas ela indica a branca no caso de peles muito sensíveis.
Argila verde deve ser usada 1 vez na semana em peles normais e secas.
Por ser uma argila suave, ela pode ser usada todos os dias sem causar ressecamento na pele.
1 a 2 vezes são as quantidades ideais para passar máscara no rosto em um período de 7 dias! Máscaras faciais possuem um efeito mais power que produtos mais rotineiros, como um creme hidratante, por exemplo.