Essa área engloba produtos de higiene pessoal, perfumes, cremes, maquiagem e muito mais. Para abranger todo esse universo, a ANVISA criou uma classificação de cosméticos que os separa em dois tipos: os de grau 1 e os de grau 2. Mesmo para quem é da área, essa separação pode não ficar muito clara.
Definição de Produtos Grau 1: são produtos de higiene pessoal cosméticos e perfumes cuja formulação cumpre com a definição adotada no item 1 do Anexo I desta Resolução e que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações ...
Exemplos: perfumes, esmaltes, cremes sem ação fotoprotetora. Produtos grau 2 são caracterizados por possuírem indicações específicas que necessitam de comprovação de segurança e ou eficácia, de informações sobre cuidados, modo e restrições de uso.
B - Grau de Risco: Grau 1 - Produtos com risco mínimo, ou seja, são produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes cujas formulações se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar ...
Para importar esmaltes, acesse o site da empresa, ou, contrate uma importadora. A mercadoria pode demorar para chegar ao Brasil, por que passam por diversas paradas e avaliações. Algumas mercadorias chegam em 3 meses.
Além disso a pele é formada por três camadas bem definidas e distintas que são a epiderme, derme e hipoderme. Várias substâncias são capazes de atravessar a pele, as substâncias que possuem solubilidade em gordura possuem imensa facilidade de penetração. Essa ação que acontece na pele é chamada de absorção cutânea.
Os produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme, por meio de duas vias disponíveis para a penetração de substâncias na pele, que são: a via transepidérmica e os anexos cutâneos.