Consiste na relação que se dá entre os organismos vivos entre si e com o ecossistema, assegurando a sobrevivência das espécies, bem como a preservação dos recursos naturais. Esse estado de equilíbrio também pode ser chamado de sinergia ambiental.
Desequilíbrio ecológico basicamente é quando um animal ou vegetal de um ecossistema específico é retirado do mesmo em uma quantidade a qual irá influenciar nesse ecossistema .
Trata-se do acréscimo ao ambiente de produtos que ameacem a saúde ou a sobrevivência de seres humanos ou de outros organismos. Um exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar é a introdução da agricultura em determinada região. Para plantar as espécies de interesse, retira-se a vegetação natural do local.
Verificado por especialistas. O desiquilíbrio em uma cadeia alimentar é ocasionado quando uma das partes da cadeia alimentar vai se deteriorando, ou seja, vai acabando as ligações de dependência da cadeia alimentar, o que pode gerar extinção de espécies.
Resposta. O humano destrói o habitat natural dos animais e vegetação, o que acaba por extinguir uma espécie especial daquela região. Essa espécie extinta, era o alimento de outra, que acaba por ficar sem seu alimento e por ai vai.
Quando ocorre a diminuição ou extinção de uma determinada população, geralmente temos a diminuição de indivíduos que se alimentam dessa população e o aumento do número de organismos que serviam de alimento para ela. Outros desdobramentos podem ser mencionados. ... Caso eles sejam extintos, o processo será interrompido.
O Homem é tradicionalmente considerado o último elo da cadeia alimentar. "Isto é falso", assegura uma equipe francesa de pesquisadores, para quem o Homem na verdade se situa no mesmo nível da anchova, bem longe do posto de um predador de topo de cadeia como o urso polar.
A falta de espécies na cadeia alimentar influência na diminuição ou aumento dos consumidores anteriores.
Ecossistemas são organizados pela natureza de maneira sustentável, todos os agentes encontrados são responsáveis por alguma ação preponderante para seu equilíbrio. Ou seja com a diminuição das espécies ou um aumento, haverá um desequilíbrio ecológico !
Gera um desequilíbrio ecológico, pois altera a demanda de alimentos para determinadas espécies. Faz com que falte alimento para uma espécie que esteja em posição superior na cadeia alimentar e pode ter como consequêcias a extinção da expécie vítima da caça predatória e da que precisa dela para sobreviver.
Causas: destruição e fragmentação dos hábitats naturais, superexploração, invasão de espécies exóticas, poluição e mudanças climáticas.
As causas da extinção incluem poluição, destruição do habitat, e introdução de novos predadores. ... Assim, à medida que ocorrem mudanças ambientais, muitas espécies e até grupos inteiros (famílias) podem ser extintos.
Por espécie ameaçada entende-se todo tipo de planta ou animal que corre o risco de desaparecer para sempre. Se uma espécie de planta ou animal desaparece totalmente, diz-se que está extinta. Maior dos felinos, o tigre é uma espécie ameaçada de extinção.