Utilizados em diversos tipos de empresas dos mais variados ramos, os veículos industriais mais comuns são as empilhadeiras e as paleteiras, usadas para o transporte de cargas entre diferentes setores, geralmente em empresas de médio e grande porte.
O transportador continuo é formado por uma esteira, que impulsionada por um motor e um sistema de polias, provocando um movimento constante da superfície para transportar os materiais e produtos, dos mais variados tamanhos e pesos, de acordo com as aplicações nos setores industriais.
Transportadores Contínuos São mecanismos destinados ao transporte de graneis e volumes em percursos horizontais, verticais ou inclinados, fazendo curvas ou não e com posição de operação fixa.
Carrinhos industriais São utilizados nas mais variadas áreas da indústria e varejo. Eles desempenham a função de transportar matérias variadas. ... Este tipo de transporte está fundamentado na agilidade do transporte e na diversidade de quantidades e modulações de cargas.
A distribuição é um dos processos da logística, que fica responsável pela administração dos materiais, desde a saída do produto da linha de produção até que chegue para entrega no destino final, ou seja, nas mãos do consumidor.
A movimentação de materiais é a arrumação lógica dos itens e das técnicas em busca de otimizar e aumentar a produtividade. Em outras palavras, trata-se do conjunto de procedimentos em busca de trazer eficiência para o fluxo das mercadorias, evitando desperdícios e deslocamentos desnecessários.
A armazenagem nada mais é do que um conjunto de funções que tem nele a recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias – primas , produtos acabados ,ou semi – acabados. ... A armazenagem pode ser definida como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas .
A armazenagem, dentro da logística, é uma atividade de extrema importância, já que é um serviço que promove a estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados no interior das fábricas ou ainda em locais destinados a este fim.
A logística de armazenagem é um conjunto de ações que visa garantir o correto armazenamento dos materiais recebidos, independentemente das características. Por meio desse trabalho, a empresa evita não só que os produtos sejam desperdiçados ou danificados, como também assegura um melhor aproveitamento dos recursos.
A separação de materiais ou picking, de acordo com Medeiros (1999), pode ser definida como a atividade responsável pela coleta do conjunto correto de produtos, em quantidades solicitadas para a área de armazenagem, com o objetivo de para satisfazer as necessidades do consumidor.
A separação de pedidos pode ser um processo simples, desde que todos os produtos estejam organizados em seus devidos lugares para facilitar o recebimento da demanda, identificação dos produtos e expedição da mercadoria. Quando a operação é pequena, um funcionário consegue realizar todo o processo de backoffice.
Tipos de separação de pedidos
Para implantar o picking em sua loja virtual, siga algumas dicas:
7 DICAS PARA MELHORAR OS PROCESSOS DO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO