Os selos ambientais são certificações de determinado produto ou serviço e relacionam os impactos ao meio ambiente ... CONTINUE LENDO... relacionado a sua produção, uso ou descarte final. Eles podem ser certificações que indicam que houve redução do uso de matéria-prima, água ou energia na produção.
Seguem os principais selos ambientais encontrados no mercado brasileiro.
Os Selos são emitidos pela Eletrobrás após a avaliação realizada por um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro, com escopo de Eficiência Energética em Edificações. PBE EDIFICA: também criado pela Fundação Vanzolini, tem o objetivo de avaliar a edificação pelo seu nível de eficiência energética.
Rotulagem Ambiental ou Selo Verde O que é: É a certificação de produtos adequados ao uso que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos comparáveis disponíveis no mercado.
a um produto ou serviço para comunicar informação acerca dos seus aspectos ambientais. A Rotulagem Ambiental, também conhecida como Selo Verde, já é praticada em vários países, como Alemanha, Suécia, Japão, Canadá e Holanda, mas com formas de abordagem e objetivos diferentes.
O primeiro selo verde foi identificado em 1978 na Alemanha, chamado Anjo Azul criado pelo governo. Conforme pesquisa feita após cinco anos de sua inclusão, notou-se a preferencia da sociedade por esses consumos.
Explicação: I - CORRETO: De acordo com a norma ISO 14020, a rotulagem ambiental compreende um conjunto de instrumentos informativos que procura estimular a procura de produtos e serviços com baixos impactos ambientais, por meio da disponibilização de informação relevante sobre os seus desempenhos ambientais.
Entre os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, estão os Padrões de Qualidade Ambiental (artigo 9º, I), que envolve a gestão dos componentes do meio ambiente, que são a qualidade do ar, das águas e dos padrões de ruído.
I - São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, de competência de órgão estadual integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis, este em caráter ...
Nos termos da Lei Federal n.º 6.
Sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) é correto afirmar: ... É um instrumento presente em todos os Estado que tem por objetivo fiscalizar o cumprimento dos objetivos instituídos pela Política Nacional do Meio Ambiente. Foi instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.
(BRASIL, 1605). Outra legislação que marcou o período em tela foi o Alvará de 1675 que, basicamente, vedava a distribuição das terras litorâneas aos sesmeiros, bem como as terras de localidades em que se encontravam madeiras.
A estrutura do SISNAMA é composta da seguinte maneira: a) Conselho Superior: Conselho de Governo; b) Órgão Consultivo e Deliberativo: Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); c) Órgão Central: Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República (SEMA);