A eutonia é uma ferramenta extremamente útil na recuperação das lesões que provocam a dor e também no tratamento das dores crônicas em que o fator desencadeante da dor já está controlado, mas a dor persiste.
Os conceitos da Eutonia se resumem em quatro princípios fundamentais. Conscientização superficial e profunda da pele. Por meio da pele respiramos, suamos, nos comunicamos. Estar mais consciente da própria pele nos ajuda a obter uma imagem mais clara do corpo.
Ao promover um aprofundamento da consciência da postura global do corpo e de cada segmento em particular, a prática de eutonia colabora para uma postura mais harmônica e flexível, prevenindo problemas corporais decorrentes de posturas que desgastam o corpo (como a artrite e a artrose), proporcionando o aprendizado de ...
Resposta. Uma forma de medicina energética inventada por Gerda Alexander (1908-1994). A Eutonia é uma forma “holística” de psicoterapia centrada no corpo desenvolvida por Gerda Alexander, que pretendia restabelecer o tônus muscular ao facilitar o fluxo de energia bloqueada através do inconsciente coletivo de Jung.
Gerda Alexander
3.
A pedagogia da eutonia, no campo da educação somática, propõe uma experiência que é vivida como um processo de imersão na relação com o corpo. Esse aprendizado, acessado de modo consciente, permite que encontremos recursos psicofísicos para o ajuste e equilíbrio do tônus nas diversas atividades da vida cotidiana.
Fazem parte do repertório prático da Eutonia os seguintes temas: a pele, o espaço interno do corpo, o seu volume e peso, os ossos e as articulações, o tato e o contato conscientes, o repousser e o Transporte, a variação consciente do tônus muscular, a atividade-passividade e o movimento eutônico.
Os exemplos deste tipo de ginástica são: pilates, yoga, a dança, massagem biodinâmica, etc. Os outros benefícios proporcionados por esta prática estão em ajudar a evitar doenças, assim como melhorar a postura e o bem-estar./span>
Tipos de ginástica laboral
Os movimentos de flexão e extensão são encontrados em quase todas as articulações sinoviais, ou completamente móveis, do corpo, incluindo artelhos, tornozelos, joelhos, quadril, tronco, ombro, cotovelo, punho e dedos. ... Já a adução é o movimento de aproximação da linha média do corpo ou dos segmentos./span>
As aulas foram iniciadas com introdução dos elementos básicos da ginástica, segundo Coletivo de Autores (1992): saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar. Acrescentei a estes elementos, a passagem pelo apoio invertido, como propõe SCHIAVON (2003).
26), são eles: ginástica de conscientização corporal, condicionamento físico, de demonstração, fisioterápicas e de competição. Em seguida apresentamos os elementos gímnicos, como saltos/saltitos, giros, flexibilidades, equilíbrios, formas de andar/correr, elementos acrobáticos, aparelhos e coreografia.
A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. ... A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
A Ginástica Artística no Brasil Veio da Alemanha a primeira referência da Ginástica Artística para os brasileiros. Os imigrantes alemães recém-chegados ao Rio Grande do Sul, em meados do século XIX, trouxeram os ensinamentos do professor Friedrich Ludwig Jahn./span>
Na prova de solo, giros, saltos, passos e movimentos acrobáticos são realizados pelos dois grupos. Eles não podem ultrapassar o limite da quadra em forma de quadrado com 12 metros de lado. Os homens têm 70 segundos para realizar os movimentos. Já as mulheres, têm 90 segundos.