MPB
A música popular é um gênero apreciado por um grande número de pessoas. Também é chamada música pop. A zabumba, um instrumento musical de percussão, é bastante tocada nas festas de bumba meu boi e nas bandas de forró ou baião. A música popular é diferente da música clássica, ou erudita, que é mais formal e elaborada.
Resposta. Resposta:A música popular é diferente da música clássica, ou erudita, que é mais formal e elaborada. A música folclórica também é um gênero musical diferente da música popular; ela engloba as canções tradicionais de um povo. ... Geralmente, a música popular é baseada nas músicas tradicionais de cada região.
A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil, na década de 60, e como uma nova opção de estilo musical, logo após a Bossa Nova. A MPB reflete a reunião de ritmos e movimentos musicais já presentes no país, trazendo um novo conceito de “música nacional”.
Saiba mais sobre:
Caetano Veloso (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do Movimento Tropicalista no Brasil, sendo um dos músicos mais influentes do país. Criou e cantou canções de destaque como “Sozinho” (intérprete), “Leãozinho”, “Você é Linda” e "Sampa”.
Nos séculos XVIII e XIX, destacavam-se nas cidades, que estavam se desenvolvendo e aumentando demograficamente, dois ritmos musicais que marcaram a história da MPB: o lundu e a modinha. ... Já a modinha, de origem portuguesa, trazia a melancolia e falava de amor numa batida calma e erudita.
A música brasileira foi muito influenciada pelos povos africanos e europeus. Ao longo do tempo, houve a mistura dos sons indígenas, africanos e europeus. Estes se misturaram e influenciaram a música brasileira atual. Cada grupo influenciou a música brasileira, com seus instrumentos, danças e ritmos.
Bossa Nova
O aspecto rítmico é sem dúvida o elemento mais marcante dessa discussão. Mas o ritmo é muito mais que uma seqüência de durações organizadas num motivo, reconhecível aqui e ali. Existem aspectos rítmicos muito sutis na música popular brasileira, responsáveis por seu molho e sua ginga.
Meios de circulação musical: Os programas de auditório, o rádio, a televisão, a internet, as manifestações culturais e o celular, se configuram como os meios mais comuns para a circulação da música. ... É fato que a música acompanha o ser humano por toda a vida.
A música serve para diversos fins humanos e sociais e, assim sendo, nem todas as músicas têm a mesma função, visto que ao longo da história da humanidade as músicas ligaram-se com rituais, com a cultura, tradições, festas, ritos e diversos momentos dos povos.
Resposta: A música está presente em muitos momentos de nossa vida. ... Com esta presença forte, algumas músicas marcam momentos especiais em nossas vidas: romance, alegria, conquistas e, principalmente, saudade.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
Ouvir música é uma atitude cotidiana do ser humano. Porque está presente em vários momentos e em diversos lugares ao mesmo tempo, sejam eles no rádio, na TV, na internet, na natureza ou mesmo no meio social (sons de máquinas, ruídos, buzinas de carros e etc.).
A música está presente em grande parte do nosso cotidiano: quando cantamos no chuveiro, quando ouvimos música dentro de um carro, quando vemos TV, etc. Por isso, a música é uma arte bastante importante para o ser humano, a- companhando-o desde os tempos pré-históricos.