A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade.
Segundo Martins e Laugeni (2005) pode-se citar alguns fatores determinantes da produtividade, levando-se em conta a relação capital x trabalho; escassez de recursos; mão de obra; inovação e tecnologia; restrições legais; fatores gerenciais; qualidade de vida.
Motivação. A motivação é o combustível impulsionador da produtividade.
Para se ter uma ideia da importância da motivação no mundo corporativo, em uma pesquisa realizada pela Right Management, uma consultoria de recursos humanos americana, foi constatado que funcionários motivados podem produzir até 50% a mais.
O conceito de produtividade é definido genericamente como uma relação entre os bens produzidos e os factores utilizados na sua produção, designadamente, tempo, trabalho, matérias-primas, e significando a quantidade de produto, enquanto resultado do processo de produção, que é gerada por uma unidade de factor produtivo, ...
A qualidade é a característica inerente do produto ou do serviço, enquanto que a produtividade é a medida da eficácia do uso dos recursos para a produção ou para a prestação do serviço. ... Então, além do produto, serviço ou método, a qualidade também deve estar presente no processo produtivo.
Produtividade = valor das saídas úteis dividido pelos custos totais para obtenção das saídas. Além disso, essa fórmula se adapta facilmente a outras situações, como cálculo de produtividade de mão de obra. Para tanto, basta trocar pelos fatores específicos, como horas/trabalhador, por exemplo.