Existem dois tipos básicos de gráficos de Controle: Gráficos por variáveis: Gráficos ¯X e R (média e amplitude)...Gráficos por atributos:
Como criar uma carta de controle no Excel
As cartas de controle colaboram para aperfeiçoar o processo; Fornece aos operadores um controle para o processo; Melhoria na qualidade, custo por unidade e eficiência.
Carta de controle por atributos: A medição da carta por atributos consiste em identificar se o processo está conforme ou não. Essa é uma opção mais simples de ser realizada e permite aplicar ações corretivas.
LSE: Limite Superior de Especificação. LIE: Limite Inferior de Especificação. σ : Desvio-padrão calculado a partir da amostragem de medições....CP =
O que são limites de especificação? Os limites de especificação são os valores entre os quais produtos ou serviços devem operar. Esses limites são normalmente definidos pelos requisitos do cliente. Por exemplo, você imprime rótulos para um processo de embarque.
A capabilidade refere-se a um conjunto de KPIs (métricas) que medem a habilidade do processo entregar aquilo que o cliente quer. Figura 1 – Histograma de um processo “capaz”, ou seja, que sempre entregará ao cliente produtos dentro da especificação.
Tanto máquinas como as pessoas podem deteriorar e apresentar defeitos. À medida que uma máquina vai se desgastando, a capabilidade de seu processo pode degradar a ponto de não suportar a tolerância especificada. Um processo é denominado capaz quando, além de estar sobre controle, atende às especificações do cliente.
Por que as fórmulas dos índices de capabilidade se dividem em 3? Ao calcular Cp, você divide o intervalo de especificações em seis sigma. Este é mais e menos três sigmas em cada lado da média do processo, que incluiria cerca de 99,7% da distribuição da saída se o processo for normal.
A análise da capabilidade (capacidade) do processo produ- tivo é um procedimento para avaliar a condição de um processo em atender as especificações de determinada característica da qualidade do produto.
Geralmente fazemos essas análises por duas “vozes”: a voz do processo e a voz do cliente.
O Controle Estatístico do Processo mais conhecido para nós como CEP, foi criado por Walter Shewhart (1891 – 1967) no início do século 20 e difundido no mundo por Edwards Deming (1900 – 1993) a partir da década de 60 com a aplicação do CEP no ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act).
Capabilidade da máquina (Cm, Cmk) e capabilidade do processo (Cp, Cpk) O índice Cm é a capacidade da máquina; é o número de vezes em que o espalhamento da máquina se encaixa dentro da tolerância. ... O Cp tem o mesmo significado, mas é aplicado em um processo ao invés de uma máquina.