As principais células que constituem o xilema são as traqueídes e os elementos de vaso. Também chamadas elementos traqueais, são células alongadas, com paredes secundárias, que morrem quando se tornam maduras.
O floema, também chamado de líber, tem dois tipos de células condutoras, conhecidas como elementos crivados: as células crivadas e os elementos do tubo crivado. O nome desses tipos está ligado à presença de pequenos poros conhecidos como crivos. Os conjuntos de crivos são chamados de áreas crivadas.
O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As briófitas são avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Nesse tipo de planta a condução, tanto a seiva elaborada quanto de seiva bruta, é feita diretamente de uma célula para outra, através de suas paredes.Um exemplo de planta briófita é o MUSGO./span>
Nas plantas vasculares, a seiva é um constituente líquido que permite o transporte de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pelo corpo da planta.
O xilema é um vaso condutor responsável por transportar a seiva bruta (água e sais minerais), da raiz para as folhas. Ou seja, ele transporta todos os nutrientes da raiz para a planta. ... Ou seja, toda a matéria resultante da produção das folhas, que é levada e distribuída por toda a planta./span>
Nas plantas, assim como nos animais, observamos a presença de dois vasos condutores, como as veias que levam sangue do corpo ao coração e as artérias que levam sangue do coração para o corpo, o Xilema leva a seiva bruta para todo o organismo do vegetal e o Floema leva a seiva elaborada, também, para toda a planta./span>
A seiva floemática transporta os açúcares produzidos durante a fotossíntese, além de outras substâncias como aminoácidos, lipídios, micronutrientes, hormônios e proteínas. Certos vírus também são transportados nesta seiva. Ao contrário do xilema, as células condutoras do floema permanecem vivas na maturidade.
sacarose
sacarose
Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.
Além da energia luminosa, para realizar a fotossíntese são necessários dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) como reagentes e os produtos gerados são carboidratos (glicose e sacarose) e gás oxigênio (O2). Equação da fotossíntese./span>
Isso acontece através de um processo chamado fotossíntese. Na fotossíntese, as raízes das plantas absorvem água e sais minerais e as folhas absorvem luz do Sol e gás carbônico, um gás presente no ar. Todos esses componentes são então combinados e geram a glicose, o alimento das plantas.
Algumas das partes das plantas e suas funções são: Folhas, responsáveis pela alimentação, respiração e transpiração das plantas; ... Sementes, responsáveis pelo nascimento de novas plantas; Caule, responsável por sustentar a planta, além de levar sais minerais e água, por meio da raiz, para as outras partes da planta.