Reflexão - Introdução / Raios Notáveis Eles podem ser: Côncavo: o lado espelhado é como se fosse o lado interno da esfera; Convexo:o. lado espelhado é como se fosse o lado externo da esfera.
Diante disso, há dois tipos de espelhos esféricos: Espelhos côncavos: a superfície refletora é a parte interna da calota esférica. Espelhos convexos: a superfície refletora é a parte externa da calota esférica.
Formação de imagens em espelhos esféricos
Espelho Convexo A imagem formada será sempre virtual, menor e direita. Os espelhos convexos são utilizados nos espelhos retrovisores de carros e também em outras situações nas quais se deseje ter um campo maior de visibilidade do que nos espelhos planos. Compartilhe!
A imagem formada por um espelho côncavo, quando o objeto está entre o centro de curvatura e o foco, é uma imagem real, invertida e maior que o objeto. Consideramos que uma imagem é real quando os raios refletidos se “cruzam”, formando a imagem.
II. A imagem de um objeto, colocado na frente de um espelho côncavo, é sempre real. III. A distância focal é sempre igual ao raio do espelho.
Por que tudo se reflete invertido na colher? A parte interna das colheres de metal funciona como um espelho côncavo e, segundo uma lei da Óptica, a imagem refletida é sempre real (pode ser projetada em um anteparo), menor e invertida em relação ao objeto.