Tales de Mileto foi um importante pensador, filósofo e matemático grego pré-socrático. É considerado, por alguns, o "Pai da Ciência" e da "Filosofia Ocidental".
Embora muitas das teorias específicas de Tales de Mileto tenham sido refutadas pela ciência moderna, seu método naturalista e sua busca por uma única substância primordial influenciaram muitos cientistas ao longo da história.
Tales de Mileto foi responsável por iniciar o primeiro movimento filosófico do ocidente. Naquela época, Mileto não fazia ideia de que suas contribuições gerariam discussões por mais de cem anos. Visto isso, uma das principais ideias filosóficas de Mileto era o questionamento sobre o Universo. Isso porque, as explicações sobre a origem de tudo eram pautadas na mitologia grega.
Entretanto, por mais que os conhecimentos de Tales de Mileto não estejam em livros, é impossível não destacar a importância para a Filosofia. Além disso, é mérito do filósofo o Teorema de Tales, além das descobertas sobre triângulo isósceles, o eclise solar por meio da observação e a própria filosofia.
Anaximandro (610 a.C.-545 a.C.) foi discípulo de Tales e defendia que o princípio constitutivo do mundo, ou arché, era o ápeiron, e o definiu como aquilo indefinido e ilimitado. Por sua vez, Anaxímenes (590 a.C.-524 a.C.) afirmava que o elemento constitutivo do universo era o ar.
Os vídeos ilustraram as ideias de Tales e mostraram como alguns dados de sua vida (como suas viagens) foram importantes para a sua filosofia. Gostou do tema? Confira outra filosofia que alterou o modo de pensarmos, a de Descartes.
Na história da geometria, Tales é conhecido por ter descoberto um teorema que leva seu nome e é amplamente utilizado até hoje. Ele foi capaz de provar que, em um conjunto de linhas paralelas cortadas por uma transversal, os segmentos interceptados na transversal são proporcionais.
Aristóteles escreve em sua Metafísica que consta que, a partir do seu estudo sobre a natureza das coisas, Tales chegou à conclusão de que todas as substâncias derivam de uma mesma matéria. Como consequência desta afirmação, estabeleceu que o arché (ou arqué, a origem, fundamento ou princípio das coisas) era a água, porque não existia a possibilidade de qualquer ser vivo (animal ou vegetal) ter vida sem ela. Sobre esta ideia do primeiro princípio Aristóteles afirma:
Tales de Mileto é considerado uma figura importante na história da filosofia ocidental e suas contribuições para a geometria e astronomia tiveram um impacto duradouro na ciência moderna. Sua ênfase na explicação naturalista do mundo também influenciou muitos outros pensadores ao longo da história.
A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.
Tales também teria viajado para a Índia, onde teria aprendido técnicas de meditação e filosofias orientais, o que pode ter influenciado seu pensamento sobre a natureza e o universo.
Tales de Mileto é conhecido por ter descoberto várias propriedades geométricas, incluindo o teorema que afirma que um triângulo inscrito em uma semicircunferência é um triângulo retângulo.
Consistente com sua hipótese de que a Terra flutua na água, Tales propôs que os terremotos ocorriam quando a Terra oscilava devido à agitação das águas sobre as quais repousava. Embora a teoria esteja incorreta, demonstra um avanço em relação à visão tradicional de que os terremotos eram causados por Poseidon, um deus irritado que sacudia a Terra com seus passos rápidos, pois fornece uma explicação que não envolve entidades ocultas, deuses e mitos.
A alternativa é B. O que faz da afirmação “tudo é água” uma ideia filosófica é o fato de ela não ser referência a um deus ou a um mito, mas a uma substância natural. É um pensamento lógico-racional.
Tales de Mileto era ativo na política em sua cidade natal, Mileto, onde serviu como conselheiro e juiz. Ele também foi responsável por negociar um acordo entre as cidades gregas rivais de Lidia e Média.
Tales de Mileto foi uma grande influência para outros filósofos jônicos, como Anaximandro e Anaxímenes. Sua ênfase na explicação naturalista do mundo e sua busca por uma única substância primordial influenciaram muitos outros filósofos gregos.
Por gostar muito de viajar, Tales visitou e vivenciou diversos lugares. Cada experiência fiz o filósofo desenvolver estudos sistemáticos sobre Astronomia e Matemática. Antes, o conhecimento matemático era atribuído aos egípcios devido à construção das pirâmides. Porém, o conhecimento teórico ainda não era algo consolidado.
Alguns estudiosos também apontam a influência do filósofo Anaximandro, que foi contemporâneo e amigo de Tales de Mileto, e teria influenciado seu pensamento sobre a origem do universo e a ideia de que todas as coisas são feitas de uma única substância básica.
Para Tales de Mileto, a arché seria a água. ... Tales então viu que o calor necessita de água, que o morto resseca, que a natureza é úmida, que os germens são úmidos, que os alimentos contêm seiva, e concluiu que o princípio de tudo era a água.
Anaxímenes e o arché Enquanto que os seus predecessores, Tales de Mileto e Anaximandro, propuseram que o arqué ou arkhé (princípio da vida), a substância primária, era a água e o ápeiron respectivamente, Anaxímenes afirmava ser o ar a sua substância primária, a partir da qual todas as outras coisas eram feitas.
Parmênides não formulou uma teoria cosmológica baseada em um princípio (arché) material e definido. Para o filósofo, havia uma espécie de organização racional no universo que era infinita, uma, indivisível, imutável e imóvel. ... O que não existe não poderia, na visão do filósofo, ser pensado e nem enunciado.
Anaximandro (610-546 a.C.) foi um filósofo grego, pré-socrático. Acreditava que o princípio de todas as coisas era o “apeiron” – o infinito, matéria eterna e indestrutível.