O estudo dos morfemas compreende o estudo sobre a formação e a estrutura das palavras. O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.
É aquela em que se acrescenta um sufixo a uma palavra já existente, por exemplo: Brasileirismos. Foi acrescentado o sufixo “ismos” a palavra “brasileiro”.
-ste é desinência número pessoal de segunda pessoa do singular, apenas para o pretérito perfeito do indicativo. Informa que o verbo está conjugado na segunda pessoa (tu), no pretérito perfeito do indicativo.
Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.
Flexão do verbo desencontrar, que significa: 1. Deixar de estar ou não se encontrar no mesmo lugar; 2.
Raiz, radical, vogal temática, tema, desinência, afixo e vogais ou consoantes de ligação são os elementos mórficos de uma palavra. Confira mais informações sobre cada um deles: Raiz: é o elemento originário em que se concentra a significação das palavras.
A estrutura das palavras está relacionada os elementos que compõem os vocábulos. Ela abrange o estudo de diversos elementos mórficos (morfemas): raiz, radical, tema, afixos (prefixos, sufixos), desinências, vogal temática, vogal e consoante de ligação.
Elemento morfológico é o mesmo que morfema, ou seja, trata-se de uma unidade mínima de significado. Em vez de «elemento morfológico», outras expressões são possíveis, como «elemento mórfico» ou «constituinte morfológico».