Fenômenos Exsudativos – Saída dos elementos do sangue (plasma e células) do leito vascular para o interstício. (latim exsudare – passar através de). Fenômenos Alterativos (Degeneração e Necrose) – Ação direta ou indireta do agente inflamatório. Fenômenos Reparativos – Capacidade de reparo da lesão inflamatória.
No processo inflamatório os fenômenos alterativos, caracterizados por necrose e degeneração, podem ser promovidos pela ação direta de agentes desencadeadores da inflamação (bactérias, protozoários, agentes físicos e químicos, etc), assim como pela ação de enzimas liberadas das células mortas, causando a autólise, ou de ...
Os fenômenos ou momentos da inflamação podem ser classificados em:
Inflamação Granulomatosa. A inflamação granulomatosa, ou inflamação crônica específica, é uma apresentação distinta de inflamação crônica, apresentada em casos de agentes agressores difíceis de serem erradicados./span>
O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.
O granuloma é uma lesão produzida por um processo imunopatológico defensivo e cicatricial. Inicialmente o monócito circulante adquire citoplasma e organelas adicionais no processo de remoção de debris inflamatórios.
É uma doença granulomatosa que está relacionada, inicialmente, com a inala- ção da bactéria e termina com uma resposta de hipersensibilidade tardia, mediada por linfócitos T. A patogenia da tuberculose depende do poder da bactéria sobreviver no citoplasma de macrófagos (PAIVA, 2006).
Há infiltração de neutrófilos e monócitos, aumento progressivo de linfócitos T e B que circundam os macrófagos infectados, células dendríticas e fibroblastos, formando o característico granuloma tuberculoso.
Opções de tratamento
O nitrato de prata pode ser prescrito (por profissional habilitado) para o tratamento de granuloma umbilical de recém-nascido, na forma de bastão ou solução aquosa manipulada a 10%, com aplicação de 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas./span>
O granuloma umbilical é descrito como um defeito de cicatrização que consiste na formação de um broto de tecido de granulação que se ergue do fundo da cicatriz umbilical; cor vermelha, aspecto úmido e presença de secreção serosa ou sanguinolenta. É uma causa comum de atraso na cicatrização da ferida umbilical./span>
Para optimizar a utilização do Nitrato de prata e usá-lo corretamente, deve seguir os seguintes passos: Limpar o local no qual será aplicado o nitrato. Aplicar óleo corporal perto do local da aplicação. Com a ajuda de uma tesoura bem fina, pegar no lápis de nitrato.
Tratamento de verrugas e Em fissuras ulcerações mucosas e feridas que não cicatrizam pode-se usar o AGNO3 a 10 e mesmo a 20% aplicando a cada 3 ou 7 dias com um cotonete impregnado na solução.
A prática é realizada para a prevenção da conjuntivite gonocócica, causada pela bactéria gonococo, que pode ser transmitida pela mãe durante o nascimento, por contato vaginal./span>
Um desses procedimentos é a aplicação de nitrato de prata nos olhos do recém-nascido focando a prevenção da conjuntivite, gonocócica e clamídia que pode ser transmitida durante o parto.
Nitrato de Prata é um antimicótico indicado para cauterização de verrugas e outros pequenos crescimentos de pele.
Como remover nitrato de prata das mãos
Nitrato de prata é um composto químico de fórmula molecular AgNO3. Comercialmente, costuma chamar-se também de "cáustico lunar", ainda que para uso como reagente analítico em grau de pureza de 99,8% ponderal.