Incapacidade de se deformar elasticamente sob tensão. Exemplo de uso da palavra Anelástico: Pasta de moldagem para a bocas edentadas, podendo ser classificada como material rígido anelástico que toma presa por reação química.
O modelo é feito com gesso, por exemplo, e é uma cópia fiel do molde, ou seja, modelo de estudo da boca do paciente. 5. O que são Godivas? Godivas são materiais de impressão (moldagem) inelásticos • São materiais de presa térmica • Usadas para moldar o rebordo afim de firmar uma prótese, por exemplo.
1) A pasta zincoenólica é um material de moldagem ainda muito utilizado no dia a dia dos Cirurgiões dentistas para realizar moldes precisos para confecção de próteses totais.
Espatule as duas partes até obter uma massa lisa homogênea e de cor rosa. Coloque esta massa na moldeira e leve-a a boca do paciente. Após a presa da pasta (2 a 3 minutos), remova à moldeira, lave o molde em água corrente e vase-o imediatamente. Preparada deste modo a Pasta Lysanda tem uma presa ideal.
INDICAÇÃO: Indicado como material restaurador provisório, no forramento de cavidades, como cimento provisório ou permanente, cimento cirúrgico e agente para obturação de canais radiculares. MECANISMO DE AÇÃO: Os cimentos de óxido de zinco e eugenol são amplamente usados nas diversas especialidades da odontologia.
Modo de Usar Impressão: Dispensar comprimentos iguais das duas pastas sobre uma placa de vidro ou bloco de mistura. Isto corresponde, em peso, a duas partes de pasta base para uma parte de pasta aceleradora. Juntar as duas pastas e espatular até obter uma mistura de cor uniforme.
Pasta zinco enólica: Dispense partes iguais das duas pastas sobre a placa de vidro. Espatule bem até ficar homogênea. Preenche a moldeira individual, leve em posição e deixa tomar presa , remove e… passa as proximas 4h tentando limpar a placa e a espatula.
O tempo de espatulação do cimento de fosfato de zinco gira em torno de 60 a 90s, e, como se trata de uma reação exotérmica, o método mais efetivo para controlar o tempo de trabalho e presa é resfriando a placa de manipulação.
Após obtenção do molde à temperatura de 37ºC o modelo de gesso foi vazado imediatamente sob temperatura ambiente; vazado imediatamente sob temperatura constante de 37º C ou vazado após tempos de armazenagem de 2, 12 e 24 horas, sendo as moldagens mantidas à temperatura ambiente.
Após a desinfecção dos moldes, é hora de trabalhar com o gesso. Em um recipiente, o gesso também passa pela espatulação. É a partir dele que o profissional de Odontologia vai obter os modelos de gesso, ou seja, a reprodução da superfície dentária que ele obteve com o material inserido no molde.
Recomenda-se para estes materiais o vazamento do modelo de gesso dentro do prazo ideal de até 30 minutos, afim de que a volatili- zação deste subproduto não ocasione distorções significativas.
Segundo estudos, moldes de alginato expostos no ambiente começam a sofrer alterações de dimensão em apenas 15 minutos. O gesso depositado no molde de alginato deve tomar presa em uma atmosfera com 100% de umidade, podendo ser inserido em um umidificador ou no interior de um saco plástico fechado contendo gaze úmida.
5.
Aguardar 15 minutos para vazamento. Evitando distorções devido a formação do subproduto álcool etílico....Vantagens:
O hidrocoloide reversível é um material sintético feito a partir das algas marinhas. Sua principal característica é a formação de um gel, que se torna líquido de acordo com a temperatura. Para possibilitar essa transformação, a água é um meio indicado.
Composto orgânico, solúvel na água, formando partículas coloidais ou geles.
Pasta de óxido de zinco e eugenol. Elastômeros aquosos são aqueles materiais que envolvem a manipulação com água, sendo chamados de hidrocolóides. Dentro do grupo dos hidrocolóides nós temos os materiais reversíveis e os irreversíveis (como o alginato).
Significado de Alginato substantivo masculino Sal de ácido algínico, usado esp. nas indústrias alimentar e têxtil. Preparação à base de alginato usada na tomada de impressões dentárias.
Promove a hemostasia, absorve exsudato, forma um gel que mantém a umidade, promove a granulação e auxilia o desbridamento autolítico. Indicação: feridas com ou sem infecção, com moderada a intensa exudação, com ou sem tecido necrótico, exceto, em caso de necrose seca e com ou sem sangramento.
O alginato odontológico tem em sua composição fosfato de sódio, óxido de zinco, sulfato de cálcio, terra de diatomáceas e fluoreto de potássio. Por ser um hidrocolóide irreversível, o alginato odontológico ao ser misturado com água passa para estado de gel, em decorrência de suas reações químicas.
Biatain® Alginato não deve ser utilizado em feridas secas ou pouco exsudativas nem para controlar sangramento intenso. Biatain® Alginato é indicado para úlceras de pressão, úlceras venosas de perna, úlceras arteriais, úlcera de pé diabético, áreas doadoras ou feridas traumáticas.
Biatain® não adesivo pode ser usado em uma ampla variedade de feridas exsudativas, incluindo úlceras de perna, lesões por pressão, úlceras do pé diabético não infeccionadas, queimaduras de segundo grau, áreas doadoras, feridas pós-operatórias e abrasões da pele.
A aplicação de Curatec Hidrogel com Alginato deve ser feita higienicamente, com luvas, por um profissional de saúde, devendo ser seguidas as seguintes instruções de utilização: irrigar bem o leito da lesão com solução fisiológica, limpar a pele ao redor e secar bem; colocar o curativo de forma que o gel seja aplicado ...
Como utilizar: passo a passo 1 – Remova a secreção e o tecido desvitalizado. 2 – Modele o curativo no interior da ferida, umedecendo a fibra com soro solução fisiológico (não deixe que o curativo ultrapasse a borda da ferida). 3 – Finalize com algum tipo de cobertura secundária estéril.