Os medidores de vibração são utilizados para avaliar a intensidade das vibrações nos braços, mãos e corpo do colaborador, durante a realização das atividades de rotina. Os compactadores, britadeiras, marteletes e lixadeiras estão entre os principais causadores desse tipo de efeito.
Os instrumentos de medição são muito importantes para várias áreas de trabalho, pois eles ajudam a verificar a exatidão das variáveis necessárias para que tudo saia dentro do esperado. Quando estamos falando de segurança do trabalho, não é diferente.
O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora em ambientes externos e internos. O nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro.
Como fazer a medição?
Decibelímetro digital é um instrumento destinado a medir a pressão sonora, ou seja, mede o som ou ruído ambiente.
No caso de medição do som, a legislação de trânsito determina que o equipamento esteja posicionado a uma altura aproximada de um metro e meio, com tolerância de mais ou menos vinte centímetros acima do nível de solo e na direção em que for medido o maior nível sonoro, devendo ser subtraído o ruído de fundo, inclusive ...
Em zonas residenciais o limite de ruído permitido é de 50 decibéis (o equivalente a um choro de bebê) entre 7h e 22h. Das 22h às 7h o limite cai para 45 decibéis. Em zonas mistas, são permitidos até 65 decibéis (compatíveis com o latido forte de um cachorro) durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h.
O efeito Doppler foi um recurso usado pelo metrologista Edwin Hubble para perceber que o Universo está se expandindo continuamente, levando a Teoria do Big Bang.
O NoiseTube é um aplicativo gratuito para Android e iOS que permite ao usuário fazer de seu celular um poderoso e portátil medidor de barulho. Com ele, é possível ter noção exata do barulho a que se é exposto diariamente. O app tem ainda uma função de cunho colaborativo que visa mapear estes dados nas cidades.
É necessário um aparelho chamado decibelímetro, ele mede os decibéis de ruído. Mas os agentes muito dificilmente possuem um aparelho destes, com isso a multa não pode ser aplicada.
Diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determinam que no máximo 99 decibéis (db) sejam emitidos pelas motocicletas fabricadas até o ano de 1998; já para modelos posteriores, os níveis ficam entre 75 e 80db, conforme a cilindrada.
Qual é o limite de ruído do escapamento esportivo que dá multa? Conforme CONTRAN, motos fabricadas desde 1 de janeiro de 1999 devem se limitar ao ruído de 99 decibéis, com limite adicional de apenas 3 decibéis, no máximo.
99 db
Basicamente, não existe legislação específica incidindo sobre o uso do escapamento esportivo e sua troca sobre o original dentro do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O que procurar em um bom escapamento esportivo para moto?
Não há nenhuma lei que proíba a utilização ou regulamente a utilização de escapamentos esportivos, por essa razão ocorrem divergências na interpretação da lei, que diz que o veículo não pode ter suas características alteradas.
Como Legalizar Escapamento Esportivo na Moto, tem o mesmo processo? Sim, o processo para poder legalizar o escape esportivo de uma moto é o mesmo que de um carro, o que pode sofrer alterações são os valores cobrados pelo Detran e às empresas que realizam a inspeção e vistoria em cada estado.
A alteração do modelo do escapamento da motocicleta é encarada como proibida por alguns advogados especialistas em trânsito porque a Portaria 38/18 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), responsável pela redação do Anexo da Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece as ...
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.