Basta pegar uma amostra, medir a temperatura e inserir o densímetro para fazer a leitura da densidade. Antes de fazer a leitura, lembre-se de colocar a proveta em uma superfície plana e se certificar que o densímetro não está tocando as paredes da proveta. Alinhe seus olhos com o nível do mosto e faça a leitura.
Para achar esse valor de correção siga os seguintes procedimentos:
Um grau Brix (1°Bx) é igual a 1g de açúcar por 100 g de solução, ou 1% de açúcar. Uma solução de 25 °Bx tem 25 gramas do açúcar da sacarose por 100 gramas de líquido. Ou, para colocar de outra maneira, é 25 gramas do açúcar da sacarose e 75 gramas da água nos 100 gramas da solução.
Brix (símbolo °Bx) é uma escala numérica que mede a quantidade de sólidos solúveis em uma solução de sacarose. A escala Brix é utilizada na indústria de alimentos para medir a quantidade aproximada de açúcares em sucos de fruta, vinhos e na indústria de açúcar.
Para o doce de corte, embalado em latas ou embalagens de plástico rígido baixas ou em folhas de celofane, a concentração final é superior a 74° Brix. O fluxograma de processamento de bananada é apresentado na Fig. 1. Este produto também é conhecido popularmente por mariola, bala de banana ou banana cristalizada.
Brix é a portacentagem em massa de sólidos solúveis contidos em uma solução de sacarose quimicamente pura. O pol e o brix medem a pureza do caldo extraído da moagem da cana-de-açúcar e ambos medem o pc (pol da cana, isto é o resultado da quantidade de pol encontrada na cana) e teor de sacarose da cana.
A determinação do °Brix consiste em colocar cerca de 2 gotas da amostra desgaseificada e homogeneizada entre os prismas do aparelho (refratômetro), aguardar um minuto, e ler diretamente na escala de grau Brix em temperatura ambiente (20 ºC).
No mel, esse resultado representa, com bastante exatidão, a quantidade, em percentual, de açúcares totais (SILVA et al, 2003). Silva et al (2004), encontraram valores de grau Brix que variaram entre 76,07 a 80,80 ºBx, analisando méis de Apis, originários do estado do Piauí.
A maneira para proceder a avaliação do Brix da cana é cortar a planta e avaliar valores de Brix no pé, no meio e na ponta do colmo. Com a obtenção desses valores realiza-se a média e assim obtém o valor Brix.
O teor de sólidos solúveis totais (°Brix) foi determinado utilizando-se um refratômetro manual modelo (HANNA INSTRUMENTS), em escala de 0 a 30%, e calibrado com água destilada, segundo a metodologia conforme normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz (Instituto Adolfo Lutz, 1985).
Os sólidos solúveis contidos é o total de todos os sólidos dissolvidos na água, começando com açúcar, sais, proteínas, ácidos, etc. A leitura do valor medido é a soma total desses (MORAES, 2006).
O Teor de sólidos é expresso em porcentagem e é calculado dividindo a massa de sólidos obtida após secagem / pela massa total da amostra x 100.
Os sólidos solúveis é o total de todos os sólidos dissolvidos na água, começando com açúcar, sais, proteínas, ácidos. A leitura do valor medido é a soma total desses. Por exemplo, em uma solução com 25 g de sacarose e 75 g de água, 100 g representam o total da solução que tem 25°Brix.
Indicadores químicos, como o teor de sólidos solúveis, podem ser mais precisos para a caracterização dos estádios de maturação e posterior definição do ponto de colheita. Porém, à semelhança da firmeza e da cor da polpa são utilizados em sistema de amostragem, o que implica na destruição dos frutos.
A nível fisiológico, a ativi- dade metabólica que nos referimos compreende principalmente a respiração, biossíntese de etileno e transpiração. Desta forma, as operações de manuseio pós-colheita e armazenamento visam basicamente reduzir a atividade meta- bólica do fruto a fim de manter a qualidade por longo período.
As frutas são colocadas em calda quente (à concentração de 40% de açúcar ou de 40ºBrix) e cozidas por 15 a 30 minutos.
Definições e Conceitos CLASSIFICAÇÃO As compotas são classificadas de acordo com sua composição: a) compota simples - produto preparado com apenas uma espécie de frutas; b) compota mista ou fruta mista em calda - produto preparado com duas espécies de frutas; c) salada de frutas ou miscelânea de frutas - produto ...
As compotas são feitas com a polpa dos frutos (ou vegetais) em pedaços e também levam adição de açúcar. Já a conserva é produzida com o alimento inteiro, em uma calda açucarada, podendo cozinhar ou não", explica a profissional.
A matéria-prima da farinha de trigo é o próprio trigo.
Hoje esse papel é da maçã, principal matéria-prima de sucos-base das mais diversas bebidas com frutas. A proposta também é substituir água e açúcar por uma base mais saudável.
Já a matéria prima da cera varia com seu tipo, pondendo ser petróleo (para as derivadas de petróleo - parafina) ou a matéria prima vegetal e animal (para as ceras derivadas de vegetais e animais).