Inglês. Os demonstrative pronouns fazem parte de uma das diferentes classificações de pronouns em inglês. Eles são comumente utilizados para “apontar para” alguma coisa particular na oração. Há apenas quatro demonstrative pronouns: this, that, these e those.
Pronomes demonstrativos (demonstrative pronouns)
- These – é forma plural de this. Tem significado de “estes” e “estas”. ... - Those – é a forma plural de that. Possui significado de “esses”, “essas”, “aqueles” e “aquelas”.
Cada pronome demonstrativo em inglês tem duas versões uma para perto no singular e no plural e outra para longe no singular e no plural.
3) Aquele(s), aquela(s), aquilo – para quando o ser ou objeto estiver longe de quem fala e também de quem ouve.
Os pronomes demonstrativos em inglês “this” e “these” se referem a pessoas ou objetos que estão próximos daquele que os mencionam.
O pronome que indica algo ou pessoa que está distante do locutor e do ouvinte é o pronome demonstrativo. Nesse sentido, como exemplo de pronomes demonstrativos pode - se citar: aquele e aquela.
O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.
1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.
O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo.
"Esse" é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados. Por exemplo: A Terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação. "Este", por sua vez, introduz uma ideia nova, ainda não mencionada.
Para se referir a algo que já foi dito no texto ou na conversa, deve-se usar “esse", "essa", "isso". Exemplo: "O Copom resolveu reduzir a taxa de juros. Essa decisão já era esperada pelo mercado". O pronome "essa" se refere à decisão citada antes, sobre o Copom.
Significado de Esse pronome demonstrativo Pronome que relaciona a coisa designada (no espaço ou no tempo) à pessoa com quem se fala: esses teus olhos fascinam a qualquer um. Indica o tempo afastado do momento presente: durante esse tempo, ele vivia no exterior.
Se é escrito no dia, semana, mês ou ano em que é publicado, usa-se "este/esta". Caso o texto faça menção a uma situação passada, o uso vai depender muito do contexto de produção. Em geral, há duas possibilidades: - "esse/essa" para fatos mais próximos (essa semana que passou foi corrida);২ জুলাই, ২০০৭
Nessa e nesta são pronomes demonstrativos. Situam alguém ou algo no espaço, no tempo e no discurso. Distinguem-se um do outro apenas por uma questão referencial. Nessa é a forma feminina do pronome demonstrativo nesse, formado pela contração da preposição em com o pronome demonstrativo esse.
“Este” deve ser utilizado quando fizer referência ao momento presente ou um passado próximo à pessoa que fala, enquanto “esse” deve ser utilizado quando se tratar de um passado, futuro próximo ou tempo distante da pessoa que fala. Exemplos: Esse foi o ano em que conheci meus melhores amigos.
No caso, em + esse = nesse; e em + este = neste. Ambos os pronomes ajudam a situar algo ou alguém em situações de espaço, tempo e no discurso em relação às pessoas envolvidas no próprio discurso. Assim, podem ser atribuídos a quem fala (este) ou a quem se fala (esse).