Ao contrários dos não perecíveis, os alimentos perecíveis (ou alteráveis) são os que estragam com mais facilidade e que têm um prazo de validade mais curto. ... Os alimentos naturais como algumas frutas, verduras e legumes, carnes, peixes e leite se encaixam nessa categoria. Veja o significado de frutas.
Os alimentos perecíveis devem ser transportados em veículo fechado, dependendo da natureza sob:
No caso de frutas e verduras é importante manter um fluxo de ar contínuo, pois esses produtos continuam respirando após a colheita. Também deve-se tomar cuidado para que o ar emitido na carga pelo equipamento de refrigeração não esteja muito frio, pois o congelamento pode danificar os alimentos.
Estado de conservação e higiene; Transporte de refeições prontas para consumo imediato, deve ser realizado em veículo fechado, em recipiente hermeticamente fechado conservado a temperatura 4°C, não ultrapassando 6°C ou acima de 65°C; ... Obedecer o roteiro para Avaliação Sanitária do Veículo; Entre outros..
Como a legislação regula o transporte de alimentos?
Uma boa oferta de infraestrutura e de estradas no país está entre os principais desafios do atual sistema logístico brasileiro. ... Com estradas mal conservadas, parte da carga se perde devido às trepidações das carrocerias dos caminhões, além de aumentar o tempo de viagem e de permanência dos grãos em cima dos veículos.
Cuidados para transportar produtos congelados
ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTOS: 1ª SOLICITAÇÃO • Requerimento em 2 vias dirigido ao Secretário Municipal de Saúde, contendo razão social, CNPJ, ramo de atividade, endereço, CEP, telefone e assinado pelo Responsável Legal; • Cópia RG e CPF Responsável Legal; • Cópia do Contrato Social; • Cópia do CNPJ; • Cópia do Alvará ...
Quem fiscaliza o transporte de alimentos no Brasil? A principal responsável pela fiscalização e regulamentação dessa modalidade é a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Requerimento em 2 vias dirigido ao órgão de Vigilância sanitária, contendo razão social, CNPJ, ramo de atividade, endereço, CEP, telefone, assinado pelo Responsável Legal; Cópia do Contrato Social; Cópia do CNPJ; Cópia do Alvará de Localização e Funcionamento; Cópia do certificado ou diploma do responsável.
A Vigilância Sanitária de alimentos tem como principal atribuição a fiscalização de estabelecimentos que produzem, transportam, manipulam, fabricam e comercializam alimentos com vistas a promover as boas práticas na produção e manipulação dos mesmos, possibilitando assim, minimizar ou eliminar os potenciais riscos a ...
A vigilância sanitária tem a missão de proteger e promover à saúde da população e a defesa da vida. Esse órgão é vinculado à secretaria de saúde.