Osmorregulação é a capacidade que alguns animais têm de manter de forma activa o equilíbrio da quantidade de água e dos sais minerais no organismo, isto é, a manutenção da homeostasia através da regulação da pressão osmótica interna dentro de certos limites, independentemente da concentração do meio externo.
Osmorregulação em peixes ósseos marinhos: Os peixes marinhos vivem em ambientes com uma quantidade de sal superior à quantidade de sal no interior de seu corpo. ... Essa eliminação ocorre por meio da ação de células especiais nas brânquias que, por intermédio de transporte ativo, secretam o excesso de sal.
Já uma solução hiperosmótica é aquela que apresenta um maior número de partículas osmoticamente ativas do que outra solução. 0,9 % de NaCl é igual a 0,153 M como o NaCl se dissocia em solução, está concentração corresponde a 0,3 Osmol (300 mOsmol) que é a concentração osmótica do líquido extracelular dos vertebrados.
Peixes cartilaginosos: vivem no ambiente marinho e possuem uma grande quantidade de ureia no sangue. Essa ureia faz com que a concentração de solutos no meio seja semelhante à concentração de solutos no interior do corpo. Como a concentração é isotônica, não há perda ou ganho de água.
Ureotélicos (animais que excretam uréia) → substância solúvel em água, contudo menos tóxica que a amônia. ... Uricotélico (animais que excretam ácido úrico) → substância de toxicidade baixa e insolúvel em água, uma forma mais adaptável à vida terrestre, utilizada pelos insetos, répteis e aves.
Funções do Ciclo da Ureia A principal função do ciclo da ureia é eliminar a amônia tóxica do corpo. Ou seja, tem a função de eliminar o nitrogênio indesejado do organismo. A ureia é eliminada do organismo de animais superiores, através da urina.
Os peixes de água doce são hipertônicos em relação ao meio e ganham água por osmose. ... Os peixes ósseos eliminam grande quantidade de água na urina, com grande perda de sais. Para compensar essa perda, absorvem sais ativamente pelas brânquias.
Resposta. A pressão da água do mar, rica em sais, é superior à do sangue dos peixes de água salgada, que perdem água por osmose e ganham sais por difusão através das brânquias. Os rins (com glomérulos reduzidos), embora eliminem pouca urina, não reabsorvem água em quantidade suficiente.
pergunta:(outros)Como os peixes ósseos de água doce, hipertônicos em relação ao meio ambiente, resolvem seus problemas osmóticos? resposta:Como possuem tendência a ganhar água do meio por osmose, estes peixes eliminam urina muito diluída e abundante contendo sais minerais.
7 tipos de peixes saborosos que devemos provar
Melhores peixes para sua dieta
Filé de Linguado
Tilápia