É o responsável por administrar os processos relacionados ao setor. Entre as atividades, estão recrutamento e seleção de profissionais, realocação de funcionários, regime de remuneração e gratificações, além da análise de desenvolvimento de habilidades.
Ulrich (1998), frente às diferentes demandas e à diversidade empresarial, argumenta que o profissional de RH deva atuar em quatro papéis diferenciados: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudanças.
A gestão de pessoas é essencial em qualquer empresa porque ela serve para melhorar o potencial e habilidades dos colaboradores, resolver conflitos, proporcionar um ambiente de trabalho de qualidade e produtivo, cuidar da equipe e evitar que problemas possam vir afetar os rendimentos da empresa.
Os principais mecanismos e instrumentos de gestão estratégica de pessoas são, exceto: ... c) a gestão de competência na definição das competências e dos perfis profissionais necessários à organização.
A gestão de pessoas tem sido cada vez mais trabalhada com atenção pelas empresas. Ter uma equipe de funcionários satisfeitos, felizes e motivados pode trazer benefícios ao empreendedor, que terá melhores resultados. ... Por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso empresarial.
Como desenvolver talentos?
Nesse aspecto, a gestão estratégica de pessoas é fundamental, pois tem como objetivo entender os colaboradores de uma empresa e alinhar os interesses deles com os da própria organização. Ou seja, sem essa gestão estratégica de pessoas nas organizações, as empresas podem sofrer muito com as fugas de talentos.