A forma de onda é uma representação gráfica que demonstra a forma com que a energia evolui ao longo do tempo, com suas variações nos valores de tensão. A onda de energia que é transmitida pela rede elétrica, provida pela concessionária de seu Estado, é senoidal. Ou seja, é uma onda pura e harmônica.
Segundo a direção de propagação das ondas, elas são classificadas em:
As denominações de “Ondas de Forma” em qualquer de suas variantes constituem um erro, pois não se trata realmente de ondas, por não terem caráter ondulatório. A forma apenas faz esta energia emergir, a concentra e emite. A energia catalisada pela forma está presente em todos os pontos do universo.
Formas de onda complexas A maior parte dos instrumentos musicais afináveis produzem sons que obedecem à série harmônica. Nestes casos, todos os componentes parciais do som são multiplos da frequência fundamental (harmônicos). Existem formas de onda que são compostas de formantes não múltiplos da frequência fundamental.
Se fizermos frequentemente o movimento harmônico simples em uma extremidade de uma corda fixa esticada na horizontal, produziremos uma sequência de ondas com períodos de repetição iguais, ou seja, produziremos uma onda periódica, conhecida também como trem de ondas, que se propaga com velocidade constante.
Trem de pulsos é uma sequência de pulsos eletromagnéticos idênticos (exceto talvez ou por uma diferença de fase entre eles), como os que são gerados por um laser pulsado no regime de modos travados (mode-locked lasers).
As ondas eletromagnéticas são produzidas quando cargas elétricas livres são aceleradas ou quando elétrons ligados a átomos e moléculas sofrem transições para estados de menor energia.
Inúmeras coisas que utilizamos no dia a dia funcionam através das ondas eletromagnéticas. São exemplos: o rádio, a televisão, o celular, o micro-ondas, o controle remoto, a internet sem fios, o bluetooth, etc.
Ondas mecânicas Quanto à natureza de uma onda mecânica, sua principal característica é que ela só se propaga em meios elásticos, entre partículas interligadas. Esse fenômeno ocorre apenas em meios materiais, pois a onda mecânica necessita de um meio material para se propagar.
I – As ondas mecânicas não se propagam no vácuo. II – As ondas eletromagnéticas se propagam somente no vácuo. III – A luz se propaga tanto no vácuo como em meios materiais, por isso é uma onda eletromecânica.
O som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções) e longitudinal (o tipo de vibração que gera é paralela à sua propagação).
Características. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.
Sabemos que o ouvido humano é capaz de captar sons na faixa de frequência que vai de 20 Hz a 20000 Hz. Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.
De forma similar, entende-se por ruído de baixa frequência, o som cuja frequência é inferior a 125 Hz; ... De facto, este tipo de sons pode-se perceber (frequentemente, mais que ouvir), se o nível for suficientemente alto (1).