Quando estão saudáveis, as unhas são lisas e suaves e têm uma cor uniforme. Contudo, existem casos em que podem “ganhar” uma nova cor (amarelo ou azul) ou forma (ondas) ou até ficar mais quebradiças.
Lúnula (Do latim "pequena lua") é a "meia-lua" com aspecto de crescente, de tom mais claro na base da unha, sendo a parte visível da raiz da unha.
A falta dessa mancha branca nas unhas ou somente uma pequena marca pode estar indicando que a indigestão está presente em seu organismo. Isso ocorre devido ao metabolismo vagaroso ou pela sobrecarga de toxina no organismo.
Esse é o nome da região esbranquiçada da unha encravada em sua mente infantil. Ela representa a parte visível da matriz, parte em que ocorre a produção da queratina que forma as unhas. A matriz é uma camada grossa e pouco vascularizada. É por isso que ela fica mais branca que o restante do tecido.
Passo a passo Espalhe duas camadas grossas do esmalte vermelho, na área que não estiver com o adesivo e deixe secar. Retire os excessos de esmalte com o palito. Retire os adesivos e passe a base na área da meia-lua. Retire os excessos.
Você sabe o que é leuconíquia? Alguma vez na vida já percebeu algumas manchinhas brancas nas unhas? Trata-se de uma descoloração que aparece bastante nas unhas dos pés, cujas razões são inúmeras — desde o uso de produtos químicos agressivos até a falta de nutrientes, como zinco e ferro.
Em algum momento da vida, você já deve ter notado umas manchinhas brancas na unha. Chamada de leuconíquia, essa descoloração de cor branca aparece frequentemente nas unhas dos pés e os motivos são variados, desde falta de nutirentes, como zinco e ferro, até o uso de produtos químicos agressivos.
A deficiência de algumas vitaminas e minerais, vitamina A, B e zinco, também podem levar a alterações nas unhas, inclusive aparecimento de ondulações, o que deixa a unha com aspecto enrugado. Além disso, pode ser verificada a presença de linhas brancas na superfície da unha, cutícula grossa e unhas mais fracas.
1 – Unhas com estrias ou sulcos Já os sulcos, ou partes fundas nas unhas, deformam e deixam marcas mais visíveis. Os dois podem acontecer pelo envelhecimento ou pela genética de cada pessoa. Mas, a causa mais comum é a deficiência na absorção de vitaminas pelo corpo.
Existem alguns problemas que podem causar esse tipo de alteração, desde deficiências de vitaminas, de ferro, hipotireoidismo e até tumores por baixo da unha. Por isso, é necessária uma avaliação por um médico dermatologista para definir a causa.
Sim, as unhas descamando podem estar associadas a doenças, como, por exemplo, onicomicose (micose de unha), alergias, hipotireoidismo, psoríase, hipovitaminose, entre outras, ressalta Sara. Porém, as unhas descamando podem também ter causas mais simples, associadas a hábitos do dia a dia.
Uso de acetona para retirar o esmalte Elas deixam as unhas ressecadas e sem brilho. Isso faz com que ela fique quebradiça rapidamente. O ideal é usar um removedor de esmalte, que é menos agressivo.
Se as suas unhas estão fracas, veja cinco maneiras de atenuar o problema
Segundo a especialista, é fundamental ainda repor elementos essenciais para a saúde das unhas, como biotina, selênio, zinco e ferro. Estes elementos estão associados ao crescimento das unhas, então são realmente imprescindíveis para quem está com as unhas quebradas e deseja que elas cresçam fortes novamente.
As unhas rachadas podem ocorrer por uma série de influências, desde externas (produtos irritantes e falta de hidratação) até internas (doenças tireoidianas, hipovitaminoses, e outras doenças crônicas), por isso, é necessário um exame com o dermatologista para direcionar o tratamento mais adequado.
As unhas quebradiças normalmente estão relacionadas com a deficiência de nutrientes que são importantes para garantir sua saúde e fortalecimento. A biotina, também conhecida como vitamina H ou vitamina B7, é um nutriente essencial para muitos tecidos do organismo, incluindo as unhas.
Dentre todas as possíveis causas para o enfraquecimento das unhas, a primeira a ser observada é a deficiência de vitaminas, em especial da vitamina D. Isso porque a absorção de cálcio pelo organismo é regulada pela presença dessa vitamina.
UNHAS FORTES, MAS QUEBRADIÇAS OU DESCAMADAS Um sérum ou óleo com alto teor de cálcio e vitamina B5 certamente são a melhor opção.
“Geralmente, essa pele que fica pendurada é uma parte da cutícula que foi separada”, diz ela. Quando a lateral da sua unha parece que está descascando, essa é uma pelinha. Dana conta que sua cutícula (que funciona como um lacre para proteger a sua unha e pele de infecções) age como o reboco nos azulejos do chuveiro.