Quando uma cultura microbiana desenvolve-se em um sistema fechado, pode-se confeccionar uma curva de crescimento. Esta pode ser dividida em diferentes etapas: lag, log, estacionária e de declínio.
A fase lag corresponde ao período de tempo em que o número de células sofre pequenas variações, devido ao fato que as bactérias não se reproduzem imediatamente após a inoculação no meio de cultura.
Quanto à curva de crescimento bacteriano, podemos afirmar. ... Na fase de declínio, o número de bactérias inviáveis é menor que as viáveis. Na fase logarítmica, o número de bactérias viáveis é maior que as inviáveis. Na fase estacionária, o número de bactérias viáveis é menor que as inviáveis.
Como os microrganismos se desenvolvem Os microrganismos gostam de ambientes com muita água; pH próximo ao neutro; boa disponibilidade de nutrientes, como açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais e temperatura favorável. Infelizmente, essas condições são facilmente encontradas nos alimentos.
Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.
Dessa forma, os principais causadores das doenças transmitidas por alimentos são: