O significado de assepsia é “ausência de germes, entre eles bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar doenças”. ... Já a antissepsia é o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas. Os produtos usados para fazer a antissepsia são chamados de antissépticos.
A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.
Assepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo. Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície. (ANVISA).
Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.
A diferença é que a limpeza reduz, segundo estudos, até 80% dos microorganismos, já a desinfecção elimina até 99% e por último a esterilização chega a 100%, sendo aplicada em artigos e utensílios medicinais. ... Combatendo, assim, com eficiência microrganismos nocivos à saúde, tal como o Covid-19.
De acordo com eles, limpeza é a remoção da sujeira de superfícies. Se utilizar um produto químico no processo convencional de limpeza, com esfregação e enxágue, há uma redução de até 60% de microbiologia. ... Já a higienização, explica Sinkunas, corresponde ao processo que envolve a limpeza seguida da desinfecção.
Também pode ser conhecida por sanitização ou desinfecção. É um dos métodos mais indicados após a limpeza, porque é responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias que vivem no ar e na poluição, sendo os maiores causadores de doenças e alergias respiratórias.
Higienizar a pele é um dos passos mais importantes da nossa rotina diária e deve ser uma etapa obrigatória nos cuidados. Com a higienização da pele feita corretamente, você retira maquiagem, resíduos de oleosidade, células mortas, poluição e sujeiras que vão se acumulando ao longo do dia.
7 Tipos de Higienização Fundamentais para Limpeza Hospitalar
-concentração de uso; -tempo de contato; -pH da solução; -dureza da água; -temperatura da solução; Page 6 6 -presença de detergente residual; -limpeza da superfície; -número e tipos de micro-organismos contaminantes e presença de esporos.
Sanitização: também denominado desinfecção ou higienização caracteriza-se por apresentar um conjunto de operações de natureza física ou química com o objetivo de reduzir o nível de contaminação por microorganismo e proteína tóxicas,em superfícies inanimadas.
Os agentes químicos empregados em soluções sanitizantes possuem alta capacidade esterilizante sobre microrganismos da flora normal e patogênica. Os principais agentes químicos são constituídos por compostos iodados, cloro, quaternários de amônio, ácidos, agentes gasosos e antibióticos (EVANGELISTA, 2003).
Se faz sempre necessária a higienização de equipamentos e utensílios, que são usados para processar, manipular, transportar, preservar e fornecer os alimentos. (SILVA JR, 1995). A limpeza de equipamentos colabora para o grau de contaminação dos alimentos, influenciando assim a sua segurança e qualidade.
Área para higiene e guarda dos utensílios de preparação: Deve ser um local separado e isolado da área de processamento, é necessário ter água quente e fria. (Água fria para lavar e água quente para esterilizar). Além de espaço suficiente para guardar peças de equipamentos e utensílios limpos.
Antes da utilização: - Lavar em água corrente fria; - Aplicar detergente com a utilização de esponja, esfregando todas as partes do utensílio; - Enxaguar em água corrente, de preferência quente, e escorrer.
Já a etapa de desinfecção – aplicação do hipoclorito de sódio – é a etapa em que as bactérias e outros microrganismos presentes nas frutas, legumes e hortaliças são reduzidos a um número aceitável para que a nossa saúde não esteja em risco. ...
Para a sanitização em escolas, podemos optar por três tipos de equipamentos: Nebulizadores a frio, termonebulizadores e pulverizadores. Nas áreas onde podem surgir pragas, insetos e outros tipos de vetores, podemos adotar o termonebulizador.
É importante ressaltar que, atualmente, os princípios ativos mais utilizados nos processos de sanitização de ambientes são o quaternário de amônia, a biguanida polimérica (PHMB) e o cloro com seus derivados. Vale frisar também que todo produto químico tem seus riscos e alguns possuem benefícios, como é o caso.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estes são os cuidados que você deve ter para higienizar frutas, verduras e legumes antes de consumi-los: Antes de pegar o alimento, é imprescindível lavar as suas mãos em água corrente com água e sabão ou detergente.
Deixar as frutas e as verduras com casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de bicarbonato de sódio ou de água sanitária, por cerca de 15 minutos; Lavar as frutas e as verduras em água potável para retirar o excesso de bicarbonato, de água sanitária ou do produto usado na desinfecção.
hipoclorito de sódio
Melhores marcas de água sanitária: Nossas recomendações