Células germinativas são as células que originam os gametas, que por sua vez dão origem a todas as vidas que usam sexo pra reprodução. Nelas, estão contidos metade dos cromossomos de ambos os genitores, que irão se fundir no momento da fecundação, originando a primeira célula somática: o zigoto.
1 ovogônia (2n) produz um gameta. Ainda na vida embrionária, fase de crescimento 1 ovogônia (2n), se transforma em ovocito | ou ovocito primário (2n). Na meiose ||, os ovocitos secundários (n) formam 4 ovotides (n), sendo 1 ovotide propriamente dita e as outras 3 corpusculo polar ||, que são degenerados pelo organismo.
Entretanto, uma mulher normal pode ovular do mesmo ovário duas ou três vezes consecutivas e depois alternar para o outro lado e assim sucessivamente. Portanto, a alternância dos lados da ovulação pode não ser mensal. A forma mais precisa de identificar o lado da ovulação é pelo exame de ultrassom transvaginal seriado.
Maioria das mulheres perde quase 90% dos óvulos até os 30 anos, diz estudo.
Os altos níveis de estrogênio acionam um súbito aumento em outro hormônio, chamado de hormônio luteinizante (LH). Esse aumento de "LH" causa a liberação do óvulo maduro do ovário – isso é a ovulação.
Fertilidade: a ovulação é o processo de liberação, por um dos ovários, de um óvulo. É também o período fértil do ciclo menstrual. Todo mês, um óvulo amadurece dentro do ovário. Quando atinge um certo tamanho, o óvulo sai do ovário e passa pela trompa de falópio até o útero.
Os riscos da gravidez depois dos 30