Todos os passos são importantes: pesquisa, esquematização, esboço e revisão. Então, organize o seu tempo de forma adequada e não deixe para escrever o texto no último minuto. Lembre-se de que o objeto de pesquisa e a tese devem ser bem delimitados.
Uma pesquisa é um trabalho de investigação que um indivíduo realiza com a intenção de descobrir algo. ... A pesquisa acadêmica é um exercício de estudo e aprendizado em primeiro lugar, mas não deixa de ser um esforço para acrescentar algo ao mundo. É a partir desse estudo que as ideias científicas podem surgir.
A folha de rosto deve conter:
Como fazer o esboço Pergunte a você mesmo questões óbvias como “por que fazer este trabalho?”, “o que isso significa?”, “quais hipóteses devem ser testadas?”, “por quê?”, “quais medidas devem ser realizadas?”, “como deverão ser caracterizadas?”, “o que deve ser aprendido?”, “quais são os possíveis resultados?”.
8 dicas para escrever um artigo científico
O texto científico é altamente estereotipado, e um artigo tem uma estrutura praticamente fixa. Deve conter as seguintes seções: Título, Resumo, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências, nessa ordem.
Ao contrário da escrita literária que pode ser usada para muitas finalidades: contar histórias, expressar sentimentos, oferecer um ponto de vista e etc., a escrita científica tem uma única finalidade: comunicar eficazmente os resultados da investigação científica.
Texto científico. Um texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. ... A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade.