O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.
O Natal, dia 25 de dezembro, comemora o nascimento de Jesus Cristo, a figura mais importante do Cristianismo. Por esse motivo, para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas, ao lado da Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus. O dia de Natal é feriado religioso em muitos locais do mundo.
O Natal fala sobre a divindade do Salvador. O humilde nascimento de Jesus Cristo nunca teve como objetivo esconder que Deus nasceu neste mundo. Não creio que alguém possa imaginar o significado de Deus ter nascido em uma manjedoura.
Essa festa pagã era em homenagem ao Sol Invencível, culto romano que tinha muita associação com o culto a Mitra, um deus de origem persa. Essa festa acontecia no dia 25 de dezembro, dia em que se comemorava o nascimento de ambos.
Celebrado no dia 25 de dezembro, o Natal é uma festividade cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo, considerado Filho de Deus na crença dos cristãos.
Os antigos gregos cultuavam Dioniso, deus do vinho, do teatro e das festas, os egípcios, na mesma data, lembravam a morte do deus Osíris. Já os romanos aproveitavam o 25 de dezembro para celebrar o deus Mitra, de origem persa e requentado pelo Império.
Thomas Nast
Nicolau (grego: Nikolaos) de Atos 6:5 é um nativo de Antioquia, um proselitista e um judeu convertido ao Cristianismo. Quando a Igreja ainda estava confinada a Jerusalém, ele foi escolhido pelo conjunto dos discípulos para ser um dos primeiros dentre os Sete Diáconos e ele foi ordenado pelos apóstolos, em cerca 33 dC.
A imagem moderna do Papai Noel se consolidou a partir de um poema do século XIX e de uma peça publicitária da Coca-Cola na década de 1920. No século seguinte, a imagem de São Nicolau como Papai Noel ganhou força, principalmente por conta de um poema publicado em 1823 por Clement Clarke Moore.
Na tela de configurações, toque em "Instruções de voz" e, em seguida, deslize a tela até encontrar o item "Portugês (BR) - Papai Noel". Para ativar a voz, basta tocar sobre ela.
O serviço do Norad pode ser acompanhado no site www.noradsanta.org. Lá, é possível descobrir em que país o Papai Noel está e observar um contador de quantos presentes já foram entregues.
O processo é simples e grátis. A pessoa acessa o site www.shoppingrecife.com.br/natal, digita o nome da criança, a idade e o que ela mais gosta de fazer, sobe uma foto no sistema e recebe, em menos de um minuto, o link do Papai Noel com um vídeo personalizado, que deixa os pequenos boquiabertos.
Quem também quiser ouvir uma mensagem do Papai Noel (em português!) pode ligar para (21) 2243-2012 pelo telefone fixo ou pelo orelhão.
São Nicolau nasceu em Patara, localizada na Ásia Menor (atual Turquia), por volta do ano 270, e ficou conhecido por ser bispo de uma igreja em Mira (perto da cidade turca de Demre).
84 anos
Ele vestia uma batina de bispo e uma pele escandinava de animal de caça. Na realidade, quando o cartunista da Guerra Civil Thomas Nast desenhou Papai Noel para a revista Harper's Weekly, em 1862, Noel era uma pequena figura parecida com um duende que apoiava a União.
As nove renas do Papai Noel são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. Em português, essas renas chamam-se: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.
vermelho
São eles o Knecht Ruprecht e Krampus, ambos ligado à cultura germânica, e o Zwarte Piet, ajudante do Papai Noel que desperta polêmica ano após ano – há grupos que relacionam esse folclore holandês com o racismo e pedem para que ele seja revisto em eventos natalinos.
Odin
Os pequenos ajudantes, seres vestidos de verde ou vermelho com orelhas pontudas, ajudam-no em todas as suas tarefas. Eles ajudam o bom velhinho a fazer os presentes, embrulhá-los e distribuí-los na noite de Natal. Esta tarefa é muito interessante, mas cheia de desafios.
DUENDE – Espírito interesseiro É uma alusão à descrição mais comum do personagem: na maioria das histórias, o duende é um espírito, na forma de anãozinho verde, que vive dentro de casa. Se recebe um bom presente, pode até ajudar no trabalho. Quando contrariado, apronta várias travessuras.