Como se dá a concordância nominal? Em uma sentença, quando o substantivo é acompanhado por outros termos, é necessário que haja concordância entre eles, isto é, os termos que acompanham o substantivo devem estar de acordo com ele em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).
A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.
Para que a concordância verbal se faça corretamente, é preciso flexionar no singular a forma verbal sublinhada na frase: a) O lixo e a imundície constituem o vosso presente. b) As flores, em vossas mãos sujas, haverão de se impregnar de vossa sujeira.
(ACAFE 2009)Quanto á concordância verbal e nominal, todas as frases estão corretas, exceto a:A) Na seleção dos informantes, serão selecionados aqueles que apresentarem um leque maior de conhecimentos sobre o tema.B)
Concorda com o pronome pessoal "ela" referindo a si própria. Vão * os livros. R.: "anexos". "Anexo" está atuando como adjetivo, por isso aceita a flexão "anexos".
Resposta. Resposta: Quanto menos interferências existirem, melhor será.
É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas. ... A primeira é a frase correntemente usada na linguagem oral e assim utilizada por subentender um verbo no infinitivo, o qual aliás também pode vir explícito: É necessário ter muita atenção ao atravessar a rua.
A expressão meio-dia e meio (12h 30min.) é comumente dita, no entanto, é incorreta. ... Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.