São elas: a Psicologia Genética de Jean Piaget, a Psicanálise de Freud e a Psicologia Social de Pichon-Rivière. Posteriormente, muitas outras teorias contribuíram e enriqueceram a teoria psicopedagógica, tais como a teoria de Vygotsky, a psicogênese da língua, tão bem defendida por Ana Teberosky e Emília Ferreiro.
A Psicopedagogia estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende; como a aprendizagem se desenvolve; como está condicionada; como se produzem as alterações; como reconhecer as alterações, tratá-las e preveni-las.
A Psicopedagogia surgiu na Europa, após serem encontrados problemas de aprendizagem e a necessidade de justificar as desigualdades sociais. ... Em 1946 surgiram os primeiros Centros Psicopedagógicos. Conforme Mery apud Bossa (2007), J.
Conforme a psicopedagoga Alicia Fernández (apud BOSSA, 2000, p. 41), a Psicopedagogia surgiu na Argentina há mais de 30 anos e foi em Buenos Aires, sua capital, a primeira cidade a oferecer o curso de Psicopedagogia.
Tendo como precursora a européia Arminda Aberastury, professora, pediatra e psicanalista e o argentino, Jorge Visca, considerado o pai da Psicopedagogia (criador do Instituto de Psicopedagogia da Argentina, na década de 60) e responsável direto pela definição oficial da Psicopedagogia como área de conhecimento.
Na França surgiu Janine Mery, psicopedagoga que apresentou em seus trabalhos algumas considerações e idéias sobre o termo psicopedagogia e adotou este termo para caracterizar uma ação terapêutica, onde apresentavam dificuldades de aprendizagem.
GASPARIAN, M. C. C.; SCOZ, B. J. L.; FELDMAN, C.; MALUF, M. I. M.; MENDES, M. H.; BOMBONATTO, Q.; SANTILLI, S. L. N. & PINTO, S. A. M. Psicopedagogia: contribuições para a educação pós-moderna.
A Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 70, em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas sociopedagógicos (BOSSA, 2000, p. 48-49).
A Psicopedagogia se divide em três processos: prevenção, diagnóstico e intervenção.
A avaliação psicopedagógica é a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo visando entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado. Como se vê seu objetivo é bastante diferenciado. Dependendo do conceito de avaliação que o psicopedagogo tenha, a avaliação psicopedagógica seguirá o mesmo modelo.
Alguns testes são de uso exclusivo do psicólogo, como as Provas de Inteligência (Wisc), Testes Projetivos, Avaliação Perceptomora. Testes de Apercepção Infantil (Cat), Teste de Apercepção Temática (TAT).
1- Cuidado com a fala/comunicação com os Pais, o modo como vai ser exposto, lembrando sempre que para a família existe uma dor, e existe em nós a esperança, portanto minha dica nesse momento é sobriedade, profissionalismo e AMOR.
O preparo da reunião de devolutiva
Para uma devolutiva solicitada por escolas, o psicólogo deve se referir exclusivamente às questões levantadas na demanda inicial, "em linguagem acessível a quem vai receber o resultado e tomando as devidas precauções que não invadam a intimidade do caso por questões que não se relacionam ao campo pedagógico".
Uma devolutiva é a análise de uma atividade após ser feita. O estudo irá verificar quais foram os pontos positivos e quais foram os pontos negativos do processo que impactaram no resultado final. Essa é uma maneira prática de compreender de que forma todos os passos que compõem a entrega de uma atividade.
A plataforma Devolutivas Pedagógicas apresenta os resultados da Prova Brasil, principal avaliação em larga escala da educação básica realizada no país, de forma comparativa e simplificada. ... A ferramenta explica detalhadamente como os itens da avaliação educacional aferem os conhecimentos adquiridos pelo aluno.
A Entrevista Devolutiva (ED) se trata de um posicionamento ético, é feita pelo psicólogo e faz parte do processo de recrutamento e seleção de pessoas. Se refere ao feedback dos resultados do candidato inapto ao cargo disponibilizado pela empresa, bem como a necessidade de encaminhamentos.
A devolutiva se refere ao momento em que o psicólogo transmite à pessoa atendida o resultado do trabalho realizado, orientando-o e fazendo os encaminhamentos necessários. ... Através dela, é possível transmitir à pessoa atendida contribuições da ciência psicológica ao seu caso específico.
Todo candidato que passa pela avaliação psicológica tem direito a uma entrevista devolutiva gratuita com o psicólogo que avaliou o teste. Neste entrevista, o psicólogo explica as razões que levaram ao resultado. Dessa forma, o candidato pode ter um desempenho melhor ao refazer a avaliação.
Essa entrevista servirá para o entrevistador comunicar em que consiste o Psicodiagnóstico, e indicar a terapêutica que julga mais adequada; Nesse momento, o entrevistador retoma os motivos da consulta e a maneira como o processo de avaliação foi conduzido; ... A devolutiva deve encerrar com a indicação terapêutica.
O terapeuta precisa aprender a lidar com a própria ansiedade de mostrar resultados ou fazer pontuações. Garanta sempre o espaço de fala do paciente, dando importância ao que ele diz e demonstrando entrega no encontro. Assim, ele se sente valorizado e se envolve com mais facilidade.
mas talvez ele pode estar anotando algo do tipo: suas emoções,seu comportamento,seus sentimentos,como você se sente,como você pensa (baseado no que você disse) e as coisas que você disse a ele... se eu estiver errada me corrijam,espero ter ajudado.