EQST

Quais Os Crimes Cometidos Por Funcionrio Pblico?

Quais os crimes cometidos por funcionário público?

Crimes contra a Administração Pública praticados por funcionário público (arts. 312 a 327, CP)

  • Peculato. ...
  • Modificação ou alteração não autorizada de sistemas de informações. ...
  • Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento. ...
  • Emprego irregular de verbas ou rendas públicas. ...
  • Concussão. ...
  • Excesso de Exação. ...
  • Corrupção Passiva.

Quais as repercussões de uma condenação criminal para um servidor público?

CONCLUSÃO. a) Qualquer que seja a pena aplicada na sentença penal condenatória, a qualquer funcionário público, ele perderá automaticamente o cargo, nos crimes de Tortura (art. 1.º, § 5.º, da Lei 9.

Quando o servidor público pode perder o cargo?

§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Quais são os crimes comuns?

Crime comum: é aquele que não exige nenhuma qualidade específica do sujeito ativo para sua prática. São exemplos os delitos de homicídio, de furto e de estupro. Crime próprio: é aquele que exige determinada qualidade do sujeito ativo para sua prática. ... Também denominado de delito de conduta infungível.

Quais os tipos de condutas típicas adotadas pelo Código Penal?

Também pode ser lícita quando o agente não quer cometer o delito, mas por negligência, imprudência ou imperícia, causa um resultado lesivo, previsto em lei. Formas de conduta: dolosa ou culposa. Conduta dolosa – ocorre quando o agente quer o resultado ou assume o risco de produzi-lo (art. 18, I, CP).

Quais os tipos de infrações penais?

As duas espécies de infração penal são: o crime, con- siderado o mesmo que delito, e a contravenção. Ilustre-se, porém que, apesar de existirem duas espécies, os conceitos são bem parecidos, diferenciando-se apenas na gravidade da conduta e no tipo (natureza) da sanção ou pena.

Qual a diferença entre crime e infração penal?

“Considera-se crime a infração penal que a lei comina pena de reclusão ou detenção, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contravenção, a infração a que a lei comina, isoladamente, penas de prisão simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente”.

Quais os tipos de contravenção penal?

Crime e contravenção são infrações penais de espécies diferentes. Crime (mais grave) – reclusão e detenção até 30 anos; ação penal pública e privada; tentativa é punível. Contravenção (mais leve) – prisão simples até 5 anos; apenas ação penal incondicionada; tentativa não é punível.

Quais são as excludentes de ilicitude previstas no Código Penal?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

O que é um crime de resultado cortado?

374). Os delitos de resultado cortado são aqueles onde o agente deseja que um resultado externo ao tipo se produza, porém, sem sua intervenção direta. Um exemplo é a extorsão mediante seqüestro, tipificada no artigo 159 do CP .